sexta-feira, 31 de maio de 2013

Você quer 1 conselho? Não??? Ah, vão te dar mesmo assim!!!

Oi meninas,

Estava aqui pensando em como nós “gravidinhas” e “mamães de primeira viagem” somos criticadas e muitas vezes julgadas... Explico:

Qdo estamos grávidas (e se for a primeira gravidez então) ouvimos de TUDOOOO, se a barriga está pequena, é pq está muito pequena ou vc está muito magra, se a barriga está grande, está grande demais, se vc engorda além do ideal, vc é relaxada, gulosa e está comendo muito, se engorda pouco, não está comendo direito... Se faz exercícios, massagens e outras coisinhas pra se cuidar, dizem que vc está mais preocupada com a sua estética e vaidade do que com o bebê que está na barriga, se não faz nada, é preguiçosa, relaxada e ainda dizem a velha máxima: “Gravidez não é doença!”... Aff, vida de grávida não é fácil, ôh “espécie” pra ser criticada somos nós!!! Só por Deus!!!

Ah, e ainda tem a questão do parto: Todos querem saber se será normal ou cesárea e aí se vc cai na besteira de responder, pronto, é só dizer que vai fazer cesárea pra ouvir uma ENORME crítica e apologia ao parto normal, chegam a dizer que vc não quer sentir as dores, que não é forte (te chamam de “mole” mesmo!), até que vc será menos mãe por não passar por este momento.... E ao contrário tb, se vc defende o parto normal, esperar o momento do seu bebê querer vir ao mundo, pronto, dizem que isso é coisa do passado, que hj em dia a mulher não precisa mais passar por este “sofrimento”... Aff, se ouve de tudooooo mesmo!!!

Olha, eu to meio de saco cheio, e este é só um desabafo... Gente pq as pessoas se acham tão no direito de nos dizer o que querem, sem ao menos serem perguntadas e especialmente neste momento onde estamos tão sensíveis??? Às vezes me sinto tão subestimada!!!

E outra coisa que me tira do sério: As pessoas simplesmente acham que barriga de grávida é patrimônio público!!! Pessoas que vc NUNCA viu na vida, te encontram e/ou são apresentadas e já vão logo colocando a mão na sua barriga!!! Como assim, gente??? (É isso mesmo produção??? rs).  Outro dia conheci uma mulher que até levantou minha blusa pra ver minha barriga!!! Assim, do nada, sem me pedir licença, sem nenhuma “palavra de carinho” antes, nenhuma preliminar, já foi levantando a minha blusa!!! Sem exagero, me senti invadida!!!

E imagino que não acabe aí, vcs que já são mamães vão me entender tb e poderão confirmar... O bebê nasce e aí começam os pitacos, os “conselhos”, todo mundo acha que sabe melhor que vc o que fazer com o SEU filho!!! Todos querem “ajudar”... Desde o momento da amamentação, cuidados com os seios, cuidados com o bebê, até com relação à educação do SEU filho!!! Olha, só Jesus na causa!!!

É assim, além de tudo que temos que passar, aprender e superar durante a gestação, como se tudo fosse pouco, temos que lidar com essas inúmeras críticas, principalmente das pessoas “mais velhas” que se acham tão conhecedoras e experientes e que chegam a ficar “indignadas” com as nossas dúvidas e medos!!! (como assim, vc está com medo de quê??? Pra quê tanto estresse???! Qdo eu fiquei grávida não fiquei assim!!! Eu engravidei com 20 anos e vc com mais de 30 está com medo e dúvidas?!!! Que absurdo!!!)

Para todas estas pessoas e pra tudo que tenho escutado até aqui, tenho uma coisinha a dizer:

“Sim, hoje, em geral, somos pais mais velhos que os nossos pais foram, por exemplo, no entanto, muito mais joviais”.

O que nos proporciona mais dedicação e entendimento do que realmente é sermos pais, as nossas dúvidas e medos acontecem, justamente, porque muitas vezes não queremos apenas “gerar” um filho e “colocá-lo” no mundo e cuidar para não deixá-lo “passar fome”... Claro, porque assim fica fácil e simples demais mesmo! (a pessoa vai ter medo de quê?!)

 Nossa preocupação é outra: Queremos ser PAIS (e aqui falo por meu marido tb), queremos fazer diferença na vida desta criança, queremos ser EXEMPLOS e termos TEMPO e disposição pra eles... Queremos oferecer nosso melhor para este serzinho que está chegando, queremos transmitir segurança, amor, afeto, carinho, princípios, valores... Um lar feliz, harmonioso, tranquilidade, e, claro, proporcionar conforto e tudo mais que pudermos oferecer de bom...

Penso que, claro, eu (e meu esposo tb) podemos não saber muita coisa ou quase nada na prática, e que praticamente TUDO aprenderemos no dia-a-dia com nosso Davi, mas ainda assim estamos fazendo a nossa parte para tentarmos nos “preparar” da melhor forma possível... Eu mesma estou lendo tudo que me é possível, conversando com outras mamães e futuras mamães, fazendo cursos de gestantes (em um deles o papai me acompanhou), pesquisando... E sei que o ESSENCIAL eu e o Dani já temos: AMOR dentro de nós, AMOR para passarmos pro nosso filho!!!

Posso errar muito, certamente isso acontecerá... Mas garanto ao DAVI que ele terá a mãe mais dedicada, amorosa e DISPOSTA a acertar que ele poderia ter!!!

Eu e o Dani nos esforçaremos DIARIAMENTE para sermos pra ele os melhores pais que ele poderia ter escolhido!!!


E que venha o segundo round de "críticas", "sugestões" e "conselhos"... Sim, eles são inevitáveis!

16 comentários:

  1. Amiga, concordo e assino embaixo em tudo! É um "saco" o quanto as pessoas querem "ajudar" (oi??será mesmo) acho que na real elas só querem é mostrar que sabem ou acham que sabem algo!

    Eu ando que só dou um sorriso amarelo, nem discuto mais. Passei isso essa seman por conta do batizado dele. Eu sou espirita e meu marido acredita em Deus e tá bom. Decidimos não batizar ele, deixar que lá na frente ele decida que religião ele quer seguir. ELE ESCOLHE, NÃO NÓS.
    E ouvi tanta coisa por isso... não é não cuidar do meu filho, é acreditar na criação que vou dar pra ele, que ele vai saber fazer escolhas e seguir a sua fé.
    Respeito a fé de todo mundo e nunca me meti na criação de filho de ninguém, mas as pessoas se acham no direito de opinar demais, mesmo quando notam que a opinião não é bem vinda. É brabo. Mas te falo uma coisa... a situação só piora! Mas deixa entrar num ouvido, tu filtra e só fica com as coisas boas, se não tu vai enlouquecer e querer matar alguém.

    Beijos adoro vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, sabe que o batismo aqui tb será um problema, já estou até vendo... Sou evangélica e meu esposo ainda não, e a familia dele bem católica... Já estão até perguntando quem serão os padrinhos... Mas já falei com o Dani, que não batizaremos, ele quem vai escolher e no momento dele...

      Estou tentando "filtar" rs

      bjão

      Excluir
  2. Nossa Marcela, acho que vc falou exatamente tudo que as mamães sentem.... Não adianta a gente responder alguma coisa pra tentar encerrar o assunto, pq sempre tem alguém vai vir e querer enfiar goela abaixo a opinião dela...
    Quanto a mania dos outros de tocar na barriga, eu tbm não suporto isso... Gente que nem sabe nada da gente, encostando, esfregando... Affff... ninguém merece... rsrs

    Beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thata,

      Ai amiga, ainda bem q vc me entende... Achei que só eu era chata de não gostar que estranhos passem a mão na mha barriga...rs

      bjsss

      Excluir
  3. Amiga nem me fala,eu to vivendo isso e to de saco cheio. Nos primeiros dias realmente eu era uma negaçao nem a fralda eu sabia trocar. Mais agora eu ja sei reconhecer o choro do meu filho,qnd ele ta com dor,com fome,com sono e com dengo. Qnd ele ta nervoso só eu consigo acalmar ele. Mais meu sogro só vem aki me criticar, a ultima que ele me disse é que vou matar o Bê pois estou dando mt leite. Eu to de saco cheio num vai demorar mt vou mandar ele p merda e dizer que a mãe sou eu. Pronto desabafei. Beijos,otima semana amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi mha querida,

      Que bom que agora está tirando de letra!!! E seu sogro hein... Só por Deus!!! rsrsrs Tenha calma, filtre, absorva....rs

      bjs

      Excluir
  4. Oi Má, muito grata pela sua amizade!
    parabéns por mais uma semana.
    e quanto ao post amiga, releve que não vale a pena, o fundamental é o Davi estar lindo dentro de ti.

    um beijo nosso em vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val, mha amiga querida,

      Vc sempre tão calma e serena... Quem me dera ser assim!!! rs

      Mas, claro, vc tem toda razão, sempre!!! rs

      bjão

      Excluir
  5. Ahhh Má nem fale, parece que as pessoas ficam ao nosso redor esperando a gente errar, tenho uma conhecida que parece que espera me ver cair sabe? ser uma mãe ruim! Sem falar naquelas outras pessoas, que tudo que vc comenta ´´ahh vou fazer assim, ou fazer assado`` elas olham com aquela cara ´´ahh ahan claro, duvido, ela fala isso porque ainda não viveu essa situaçao, pq ainda não tem filho``. Tem gente que subestima nossa capacidade de ser mãe (e isso que ainda estamos grávidas) e isso me irrita taaaaaaaaaaanto! Mas fazer o que né? faz parte do ´´pacote`` =P

    Beeeeijos amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso, né amiga?!
      Que pena que "essas pessoas" existem e infelizmente temos que conviver com elas...Estão por toda parte!!! rsrrsss ôh praga!!!

      Que bom que me entende!!!

      bjão

      Excluir
  6. Passando pra conhecer o blog
    e ja seguindo~

    segue?
    http://omeuprincipeguilherme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa falou tudo. Ando de saco cheio desse tipo de comentário tbm aff... Povinho sem noção, rsrs
    Amei o poste, parabéns!!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,

      Que bom que vc gostou e que concorda comigo!!! Mais aliviada agora...rs

      bjão

      Excluir
  8. Olá Marcela conheci seu blog e adorei, estou te seguindo, te desejo maravilhas, fica com Deus e se quiser conhecer meus blogs, fique a vontade, beijos da Thy!

    http://aesperadeumprincipe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thyara, td bem?
      Seja bem vinda, flôr!!!
      Vou lá conhecer o seu cantinho tb...

      bjs

      Excluir
  9. Sofremos juntas! Minha vó gosta de dizer "Eu não tenho nada com sua vida, mas..." e manda um palpitão!
    O pior é qdo vem de gente que nem tem intimidade, aí não temos tanta liberdade para mostrarmos nossa insatisfação com tal palpite.

    Agora tô te seguindo aqui, hahahaha, aquele dia achei que tava, mas num tava!
    Bejoo

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!!! Volte mais vezes, tá?
Obrigada por comentar, eu e o Davi adoramos receber seus comentários!!!

Prometo responder assim que possível!!!
Beijos e Fique com Deus!