sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pré Natal Ideal...

Meninas,

Neste post quero falar de uma maneira mais clara e explicadinha sobre o pré-natal, é bom sabermos como deve ser um pré natal ideal, quais os exames nossos médicos devem solicitar, etc... 

O pré-natal ideal começa antes mesmo da concepção. A mulher que está com planos de engravidar deve se preparar fazendo todos os exames necessários como sorologia, hemograma, urina e papanicolau.

Com os resultados em mãos, é hora de tentar prevenir que o futuro bebê tenha malformação. Para isso, os médicos receitam suplementação de ácido fólico três meses antes do início da gravidez.
Caso essa preparação não tenha sido feita, no meu caso por exemplo, é essencial que a futura mamãe marque logo uma consulta com seu ginecologista de confiança assim que a gravidez for descoberta.
O médico vai estabelecer a rotina de pré-natal e pedir os exames de sangue e urina necessários para afastar qualquer possível infecção ou risco de aborto.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam realizadas pelo menos seis consultas durante toda a gestação. No entanto, os médicos preferem fazer esse acompanhamento de maneira ainda mais intensa, mensalmente, no mínimo.
“Em uma gravidez sem intercorrência, uma consulta por mês é suficiente até o início do oitavo mês (ou 32 semanas). A partir daí, a ida ao consultório passa a ser quinzenal e partir da 37ª semana o acompanhamento é semanal”, esclarece a obstetra Flavia Fairbanks.
Ultrassom
Nas próximas duas semanas logo após a descoberta da gravidez (isso depende de qtas semanas vc   descobriu sua gestação) a mulher vai realizar o primeiro ultrassom, para verificar se o feto está se desenvolvendo bem e se a gestação é única ou gemelar. É o momento em que a mãe toma contato com o batimento cardíaco do bebê. Com 6 semanas já é possível ouvir o coraçãozinho!!! Eu pude ouvir o coraçãozinho do Davi já no primeiro ultra que fiz, pois eu estava com 7 semanas
Na sequência, o ultrassom morfológico de Translucência Nucal (TN) será realizado entre a 11ª e 14ª semanas, quando o especialista vai rastrear possíveis malformações ou síndromes como Down ou Patau. Fetos anencéfalos também são descobertos por meio desse exame.

“Quando tudo vem normal, 80% das patologias mais graves já foram afastadas”, revela Fairbanks.
Entre a 20º e 27º semana , a gestante volta ao laboratório para o segundo morfológico. Nesse período o exame vai verificar os órgãos do bebê, pernas, braços e crescimento. No terceiro trimestre, por volta da 34ª ou 35ª semana, é necessário fazer o último ultrassom, que vai observar o desenvolvimento da criança e o líquido amniótico.
“Em geral faz o exame com Doppler fluxometria para ver o fluxo do bebê, se está recebendo boa oxigenação”.

Exames complementares 

O exame rotineiro de ultrassom nem sempre consegue precisar se a saúde cardíaca da criança está realmente em dia, por isso, em alguns casos é indicado a realização de um ecocardiograma fetal. O exame é simples, rápido e nada invasivo.

Na 24ª semana, é feito o teste para diabetes gestacional. Se o resultado vier com alteração, ele é confirmado com outro exame chamado de curva glicêmica. Na semana seguinte, a 25ª, é preciso ficar atento para inchaços pelo corpo e pressão arterial elevada, que podem ser sinais de pré-eclampsia,  doença que está entre as principais causas diretas de mortalidade materna.
Espero ter ajudado, meninas....

6 comentários:

  1. Isso mesmo menina
    quando fui para o meu olhei muitas
    coisas na net e fala com ela
    ela sempre me dava todos os exames certinhos
    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post flor.. Bem explicadinho...
    só estou um pouco chateada por não estar recebendo suas atualizações, já fiz de tudo e não aparece.. mesmo atualizando com o novo endereço...bjim

    ResponderExcluir
  3. Mahh..não sei porque não to recebendo as atualizações dos seus posts! =/ aiii hoje to querendo comentar retroativo, hehehe...as informações quanto ao pré-natal estão ótimas, tudo bem explicadinho mesmo!! Sobre o quartinho, eu tava suuper em dúvida de fazer o bege com toques de azul ou o cinza, acabei optando pelo cinza pq a parede da minha sala já é bege, bem parecido com aquele da foto (camurça!) aí ficamos com o cinza mesmo, mas eu adorei as fotos..adorei o estilo! =D

    Beeeijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcela, consegui, tive q parar de te seguir e seguir novamente.. agora sim dá p acompanhar direitinho..bjim

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, vim visitar seu novo cantinho, já estou te seguindo tá.
    Um gde beijo meu e do Ben em vcs, obrigada pelo carinho lá no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia, que bom que vc veio conhecer meu cantinho... Eu e o Davi adoramos!!! Volte mais vezes, ta???

      bjão

      Excluir

Que bom que você passou por aqui!!! Volte mais vezes, tá?
Obrigada por comentar, eu e o Davi adoramos receber seus comentários!!!

Prometo responder assim que possível!!!
Beijos e Fique com Deus!