quarta-feira, 15 de maio de 2013

Se o bebê engasgar, o que fazer?

Meninas,

Achei super útil e preciso compartilhar com vocês antes que eu me esqueça:

O BEBÊ ENGASGOU...O QUE FAZER?

Falando sobre engasgo que pode ser de bebê ou de uma criança maior, o que devemos fazer nesta hora?


Em primeiro lugar manter a calma, sei que não é fácil, mas é fundamental para podermos socorrer e salvar uma vida! Engasgos são muito comuns e podem provocar a morte da criança. 

É bom explicar que pela boca passam tanto alimento como o ar. O alimento vai para o esôfago e o ar para a traquéia. Na hora de engolir, a traquéia é protegida pela válvula epiglote que está fechada. Se a epiglote não fechar, o alimento vai para a traquéia, que deveria receber só ar. Aí é que ocorre o engasgo. É comum escutarmos: " O alimento foi para o lugar errado".

É muito comum o bebê engasgar com o leite da mamadeira ou com a papinha. Se ele estiver chorando, na maioria das vezes, ele se recupera sozinho. Mas quando o adulto percebe que a criança está sufocada, ficando roxa, sem ar, aí, é hora de agir. 

A mãe deve pegar o bebê, apoiando no seu braço, segurando a boca ligeiramente aberta. Ela vai dar 5 tapas entre as escápulas com a cabeça mais baixa que o bumbum e aí ela volta e aperta entre os mamilos também 5 vezes. Deve-se repetir o procedimento até sair todo o líquido que ela engasgou. 

Após este procedimento é importante que a criança apresente choro e/ou tosse, não tente fazer o bebê ou criança parar de chorar ou tossir, pois é assim que está colocando para fora o resto de leite, papinha ou alimentos que a fizeram engasgar.

Caso não ocorra o desengasgo, encaminhar rapidamente para o Pronto Socorro mais perto e manter a manobra durante o percurso.






7 comentários:

  1. entendido e já até mostrei pra
    maridinho por que no nervoso
    posso não lembrar e ele me ajuda
    gostei muito amiga
    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Foi muito útil pra mim , essa postagem a Júlia nunca se engasgou , mas tudo tem sua primeira vez não é mesmo , então é ,melhor prevenir...

    Gostei do seu cantinho e te convido a conhecer o meu.

    http://amordemaes2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a dica...acho que toda mãe tem que se preparar para estes momentos mais complicados tambem...Bjs otima semana!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito útil este post mesmo. Agora q meu leite desceu e tenho bastante, a Nathy começou a engasgar com o leite quando esta mamando..mas ela sempre consegue desengasgar sozinha tossindo..mas da um desespero quando ela engasga..vc fica naquela espectativa pra saber se o bebe vai conseguir se desengasgar ..

    bjo

    ResponderExcluir
  5. Amiga adorei esse post, o Bernardo se engasga mais ele sozinho consegue desengasgar,mais bate um desespero. Um grande beijo

    ResponderExcluir
  6. ooi gostaria de convida-lá para conhecer meu blog,criei a pouco tempo mais lá conto o dia a dia de uma mãe aos 17 anos e do meu filho Davi,se gostar e quiser seguir eu agradeço,bjus !
    http://criandomeuprincipedavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. oi minhas lindas, que bom que o post foi útil!!! Espero que nunca precisemos... mas, é sempre bom saber e compartilhar, né...

    bjaaaaa

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!!! Volte mais vezes, tá?
Obrigada por comentar, eu e o Davi adoramos receber seus comentários!!!

Prometo responder assim que possível!!!
Beijos e Fique com Deus!