segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Relato da Amamentação

Oi meninas,

Simmmm eu estou vivaaaa!!! Em forma de zumbi, mas estou aqui!!!

Davi com 43 dias e eu ainda não consegui me organizar, organizar meu sono, tampouco o dele, organizar a vida, as coisas, sinto vergonha de confessar isso, mas preciso dizer a verdade, o motivo do meu sumiço... (mas isso é assunto pra outro post).

Estou morrendo de saudade do blog, querendo atualizar os posts e com uma invejinha (branca viu gente) das recém - paridas que conseguem tempo e/ou disposição pra vir aqui!!!

E eu tenho tantas coisas pra contar, pra escrever... Enfim, uma hora eu vou conseguir equilibrar as coisas e volto com mais frequência...

Bem, depois eu pretendo fazer outro post falando da vida pós maternidade, este aqui é pra registrar o meu relato da amamentação. Pode ser que você aí que ainda vai ser mamãe possa ter curiosidade pra saber como foi... E tb tenho umas dicas pra dar sobre o assunto... Agora já posso, eu acho... rs

Começo dizendo que, sinceramente, não sei se existe “preparação dos seios” para a amamentação, realmente não tenho uma opinião formada sobre isto, explico:

Eu tentei preparar meus seios para a amamentação, qdo estava grávida eu tinha certo pavor de “sofrer” para e com a amamentação... Tinha mais medo ainda de não ter leite... Eu queria MUITO amamentar, queria mesmo com todas as minhas forças.

O que eu fiz para a minha “preparação”?

Primeiramente não usei cremes nos mamilos e aréola, apenas em volta para evitar estrias, a partir da 24º semana (mais ou menos) eu comecei a secar os mamilos todos os dias após o banho com o secador de cabelo (isso pq eu não tinha condições de tomar sol, que dizem esse sim ser o maior aliado nesta preparação) e a partir da 30º semana eu comecei a usar a pomada Lansinoh todos os dias mais ou menos 2 vezes a dia.

Aconselhada pela minha GO e pelas enfermeiras dos inúmeros cursos de gestante que eu fiz, não esfreguei bucha vegetal ou escova de dente durante o banho e nem toalha de banho na saída do chuveiro ao me secar (embora tenha amigas que o fizeram e não tiveram rachaduras e nem dor)... Vai saber quem estava certa?!!! Portanto, quanto a isso o que tenho a dizer agora é: Siga seu coração, se quiser incluir estes “cuidados” na preparação dos seus seios, inclua, se sentir e acreditar que vão ajudar, então o faça... Temos depoimentos contra e favor, então siga seu instinto.

Bem, e assim eu fui para a maternidade, certa de que comigo daria tudo certo, que eu tinha feito tudo direitinho e não teria rachaduras, não sentiria dor, até porque o que me disseram em todos os cursos, internet e em tudo que é lugar é que o bico só iria doer se a “pega” do bebê estivesse errada... Mas como eu já sabia direitinho o que fazer (na teoria, é claro), isso não ia acontecer comigo... E realmente não aconteceu!!! Não num primeiro momento... Vocês vão ver... Senta que lá vem a história...rs

Fui para o parto com a única preocupação de: será que meu leite vai descer? 

Eu tinha colostro, mas tb já tinha me informado e sabia que a descida do colostro durante a gestação nada tinha a ver com a descida do leite no pós parto... Ainda assim, era um ânimo já ter o colostro, sempre é.

Saí da sala de parto já com o colostro descendo, ainda na sala de recuperação eu amamentei o Davi, foi lindo demais!!! Eu não sentia minhas pernas, estava deitada e a enfermeira o ajeitou bem ao meu lado, amamentei deitada, não tinha me preparado para esta posição, não imaginei que já o amamentaria ali, mas deu tudo certo... Ele pegou certinho, fez a tão famosa “boca de peixinho” e o colostro estava descendo... Ufa!!! Foi emocionante pra mim.

Qdo fui para o quarto finalmente amamentei direito, sentada, com ele em meus braços, foi uma das melhores sensações da minha vida, olhar aquele serzinho tão pequenininho em meus braços e já me olhando nos olhos enquanto mamava!!! Neste momento a gente se sente a “mulher maravilha”, uma sensação de potência, de capacidade, saber que vc está dando alimento para seu filho, nossa eu me senti tão plena!!! Agradeci a Deus por ter me dado condições de amamentar e mais uma vez me senti privilegiada...

Nesta primeira mamada do quarto a enfermeira me ajudou, até pq eu estava com o soro na mão esquerda e ainda sonolenta da anestesia, com o corte da cesárea... Mais uma vez deu tudo certo, eu o peguei certinho, barriga com barriga, ele abriu a boquinha, abocanhou parte da aréola e fez a boquinha linda de peixinho... Não doeu nada!!! Foi uma sensação gostosa e fiquei ali esperando a vontade dele, que dormia, acordava, dormia de novo, ele não tinha pressa, nem eu... Qdo ele soltou, eu insisti e ele não quis mais, então chamei a enfermeira para me ajudar a colocar de volta no bercinho...

Lembro que das próximas vezes eu peguei ele sozinha, ajeitei em meus braços, coloquei para mamar e só então apertei o botãozinho pra chamar a enfermeira, qdo ela chegou eu disse que era apenas pra ela checar se estava tudo certo ali, se a pega estava correta e pedi pra ela ver se a quantidade de colostro que estava saindo era suficiente, eu confesso que fiquei na dúvida, achava que era pouco... Tive medo de ele ficar com fome... Ela me tranquilizou, disse que estava tudo perfeito e que a pega tb estava ótima, tudo estava dando certo e eu pensava:

_ Não pode ser tão simples!!! Que sorte a minha!!! Cadê aquele “bicho de 7 cabeças” da amamentação???

E assim passamos nossas 48 horas no hospital... Ele não precisou de complemento, não chorou de fome e viemos pra casa felizes e contentes!!!

Cheguei em casa na segunda por volta do meio dia, segui amamentando, já saia um pouco do leite, mas ainda não tinha de fato descido, e na terça à noite meu leite desceu com força... 

Gente, eu cheguei a passar mal, senti calafrios, muita dor e formigamento (que a maioria das mamães relata como “agulhadas” nas mamas)... Não tive febre, mas muito calafrios!!! (eu não sabia que qdo o leite descesse eu poderia sentir isso!).

A dor era tanta que instintivamente eu fui pro chuveiro e ordenhei... Aliviou um pouco, não muito. Depois, à medida que fui amamentando, a dor foi passando. Mas nas primeiras mamadas eu amamentei sentindo o tal calafrio ainda, depois tudo se normalizou.

Estava feliz da vida, achando que eu era realmente uma sortuda por não ter tido problemas no momento da amamentação, meu leite havia descido até que rápido e era muito, meu medo de não ter leite foi embora, ufa, tudo estava normal e era só curtir a amamentação... Até que por volta do 6º dia pós parto as coisas começaram a se complicar... O Davi não queria sair do peito, gente ele passava horas e horas mamando... Qdo eu tirava do peito ele chorava e se agitava... Só acalmava no peito... Eu amamentava praticamente o dia todo nas duas primeiras semanas e à noite era um desespero, pq ele demora ainda mais pra mamar... Ele era muito preguiçosinho, dormia, eu tinha que ficar acordando ele, senão ele não mamava... Era difícil controlar o meu sono, ainda mais o dele!!!

Ele sugava tanto, eram tantas horas por dia, que como consequência meus mamilos começaram a ficar doloridos... E foram doendo cada vez mais... Chegou um momento que eu chorava só de pensar em amamentar e chorava ainda mais qdo ele sugava!!! Sim, eu amamentei muitas e muitas vezes chorando, molhando o rostinho do meu príncipe com minhas lágrimas!!! 

MAS EM MOMENTO ALGUM EU PENSEI EM DESISTIR, ME AGARREI À MINHA VONTADE DE AMAMENTAR, À DÁDIVA DE TER LEITE E UM FILHO SAUDÁVEL EM MEUS BRAÇOS.

Gente, não dá pra explicar como é a dor... Dói e dói muito, doía tanto que eu tinha que morder um travesseiro enquanto amamentava, muitas vezes na falta da almofada ou travesseiro eu mordia uma fralda, até minha própria mão eu mordia!!! 

E isso pq não chegou a rachar como muitas mães narram, meus mamilos não racharam, tampouco sangraram, mas ficaram em frangalhos, em “carne viva”... E eu desesperada sem saber onde é que eu estava errando... Se a pega estava correta, o que estava acontecendo, pq começou a doer tanto???

Penso realmente que foi por conta do excesso, eram muitas horas com ele sugando... Normal que ficassem tão sensíveis! Além disso, meus seios ficaram muito cheios e qdo estão tão cheios a pega do bebê fica difícil e eles sugam com mais força ou errado, eles não conseguem abocanhar a aréola e ficam só no bico, eu não sabia disso... Percebi depois...

Pra vocês terem uma ideia do que estou falando, tiveram dois dias seguidos na segunda semana que ele ficou 4 horas seguidas mamando! (hj sei que não era mamando, era “chupetando”), no primeiro dia eu aguentei (urrando de dor, mas aguentei), mas no segundo, qdo já estava dando quase 4 horas de novo (à noite, por volta das 11 e eu já estava com ele desde às 7) no auge do desespero meu marido saiu pra comprar uma chupeta pra ele... Eu já não tinha mais forças, nem físicas e nem emocionais, não entendia pq ele não queria sair do peito, qdo eu tirava ele, ele chorava, ele até adormecia no peito, mas qdo tirava o bico da boquinha dele, ele acordava... Não sabia mais como sair daquele ciclo... Me sentia culpada, pq por ser mãe de primeira viagem, toda vez que ele chorava eu o amamentava, ia por eliminação e, claro, a primeira coisa era pensar que era fome, eu oferecia e ele pegava, se acalmava, na minha cabeça estava claro, pronto, era fome... Fiquei pensando que era eu quem o estava acostumando daquele jeito e me sentia refém da situação... Apesar de ver meus seios enormes e vazando de tanto leite, eu não sabia se era suficiente pra ele, se ele estava sugando bem, podia ser fome, quem sabe... Eu não sabia.

Bem, marido chegou com a chupeta e eu ainda estava com ele nos seios!!! Colocamos a chupeta na boca dele, pro meu desespero (deveria ser pro meu alívio) ele pegou de primeira... Mas eu caí em prantos... Não me conformava de ver uma chupeta na boquinha dele.... Me deu um “troço” e eu chorei compulsivamente... De cansaço, de dor, de angustia, de fraqueza, de impotência, de medo de estar fazendo tudo errado e por, principalmente, estar indo contra todos os meus princípios e fraquejando ao oferecer àquela chupeta a ele... Meu marido, irritado com a situação, tirou a chupeta da boquinha dele e disse: Se for pra vc ficar assim, melhor não dar. Vamos ver outra saída... E como um “milagre” enquanto eu chorava ele dormiu!!! Nesta noite ele dormiu 5 horas seguidas!!! Ufa, era como se ele quisesse me presentear, me compensar pelas últimas horas!!!

Me senti tranquila tb qto ao meu leite estar alimentando ele, ou então ele não passaria 5 horas dormindo, certo?

Este tormento voltou a se repetir algumas vezes, não na mesma intensidade, mas aconteceu... Dele só querer ficar no peito e chorar mto qdo eu tirava (isso depois de mais de 1 hora!!!), e qdo dormia, era colocar no carrinho e ele chorava e eu oferecia o peito novamente e começava tudo de novo... Eu não conseguia fazer mais nada... Tanto que a partir daí eu mesma cheguei a oferecer chupeta pra ele... Mas graças a Deus ele não pegou mais!!! E eu não insisti.... Porém, já estou mais conformada, e se precisar eu vou oferecer e insistir sim... Sem maiores preconceitos ou sentimento de culpa... (mas isso tb é assunto pra outro post).

Voltando à dor, ela continuava intensa, essa situação com o Davi passou, à medida que ele ficou maiorzinho ele começo a mamar diferente, aprendeu rapidinho e as mamadas foram ficando cada vez mais curtas, ele sugava com força e vontade, rapidinho e qdo saciado ele mesmo soltava o bico e dormia... Mas a dor ainda insistia....Durou uns 15 dias mais ou menos... 

* Entendam que não estou reclamando de amamentar ou de ter que ficar mais tempo, pq meu bebê mamava muito devagar... A reclamação era por ter que ficar 4 HORAS com ele no peito, com intervalos curtíssimos entre uma mamada e outra, pq ele chorava muito e eu já não sabia mais o que fazer!!! Não tinha forças mais!!!

O que eu fiz pra melhorar?

Usava Lansinoh todas as vezes após as mamadas, qdo lembrava passava o próprio leite nos mamilos e deixava secar (dizem que tem efeito cicatrizante), às vezes, qdo dava tempo, (dependendo da fome e dos gritos do Davi) eu passava antes das mamadas tb e ainda tentava ordenhar um pouco antes dele pegar... Com o seio mais “molinho” a amamentação é mais tranquila, a pega dele é mais suave....


Agora o que surtiu efeito mesmo e quase imediato, foi um protetor para o seio com gel, um remédio chamado "mamare" que meu marido saiu pra comprar numa das madrugadas desesperadoras, na verdade a pediatra do Davi já tinha deixado receitado, caso eu precisasse (eu até pensei: imagina, já se passou dias e não precisei, não vou precisar de nada disso). O “trem” é caro, muito caro, um par custa R$40,00 e dá pra usar no máximo uma semana. Vc coloca como se fosse um protetor de seio mesmo, mas ele cola no seio por conta do gel e este gel é um remédio, calmante e anestesiante, tem que colocar na geladeira enquanto amamenta e colocar depois de amamentar, geladinho... Gente, pensa num alívio!!! RECOMENDO MUITO.



Acho que este adesivo associado à pomada foi o que deu jeito. Sei através de relatos que o bom mesmo seria ter tomado sol nos bicos, mas moro em prédio e não tive condições, então se vc aí puder, faça isso, tome sol, antes durante a gestação e depois do bebê nascer, pelo menos nos primeiros dias.

Uma coisa que eu errei feio: Na tentativa de manter os mamilos secos, eu secava com secador após cada mamada, mas o calor do secador fazia a produção de leite aumentar e a situação se complicava ainda mais, assim como banho muito quente. Eu não sabia que qdo o seio estava muito cheio doía mais na hora que ele pegasse e sugasse... Sem contar que era muito mais difícil pra ele sugar, por isso fazia mais esforço e sugava com mais força... Eu não tinha lido em nenhum lugar e ninguém tinha me falado que eu tinha que ordenhar antes de amamentar, caso estivesse muito cheio... Isso eu comecei a fazer baseado apenas na minha percepção mesmo, puro instinto... Tentativas, erros e acertos... E hj penso que talvez por isso ele chorava tanto, ele não estava conseguindo mamar o suficiente, não pq eu não tivesse leite, mas pq estava mto cheio e ele nao conseguia sugar... Por conta disso, ele queria mamar toda hora e demorava horas e horas... Enfim, há outros fatores tb... mas deixa pra outros post...rs

Bem, fazendo isso, as coisas melhoraram, a dor foi passando e amamentar passou a ser a coisa MAIS GOSTOSA do mundo, os melhores momentos do meu dia e com certeza os momentos mais intensos e prazerosos junto ao meu filho, desde então eu amoooo amamentar, amoooo ver a carinha dele sugando com vontade, se lambuzando e olhando pra mim com aqueles olhinhos rasos e com tanta expressão!!! E o barulhinho que ele faz, como se estivesse saboreando o melhor dos alimentos!!! Gente não tem preço!!! Agradeço a Deus a felicidade de poder amamentar meu filho exclusivamente com leite materno, como é bom viver a alegria de amamentar meu bebê!!!


Eu e o meu príncipe!

E pra finalizar, se eu posso dar um conselho, é: NÃO DESISTA, aguente firme, não julgo e NUNCA julgarei quem não pôde ou não pode amamentar (seja lá qual for o motivo), sei que cada caso é um caso, há mães que vivem verdadeiros dramas com a amamentação e eu respeito MUITO cada uma delas e suas escolhas... Mas se você tiver leite, se estiver tudo certo e for APENAS pela dor, não desista, aguente firme, morda o travesseiro, mas não deixe de amamentar seu bebê, a recompensa virá, pode ter certeza... Pense que são alguns dias de dor, de sofrimento, de choro, mas mais à frente serão meses e meses de alegria!!! Isso passa, mamilo nenhum dói por muito tempo, em algum momento ele vai sarar, vai criar uma espécie de “calinho”, vc não vai sentir mais nada. Acredite.

E ver seu filho ganhando peso, ficando saudável e mamando com alegria, isso minha amiga nada no mundo paga!!!

E qto à pergunta que fiz lá em cima, se existe preparação dos seios... Enfim, pode ser que sim, pode ser que não, talvez se eu não tivesse feito nada disso, não tivesse tentado "preparar" as coisas tivessem sido ainda piores!! Pode ser que se eu não tivesse feito nada, teria acontecido tudo do mesmo jeito... 

Nunca saberei.

12 comentários:

  1. Aiii eu não fiz nenhum tipo de preparação... agora fiquei com medo.... hahaha
    Já ouvi muitas mamães falando da Lansinoh, mas disseram que era super difciil achar, que nem sempre tem nas farmacias.... onde vc achou?? Quero comprar...

    Beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thatha,

      Amiga, eu comprei nesta loja aqui: http://www.luzstore.com.br/ecommerce_site/index.php?zt=1&cdg=8254
      É on line, mas por coincidência é daqui de Londrina, então eu fui lá e peguei pessoalmente, mas pode comprar pelo site, que é confiável, a loja existe!!! bjsss

      Excluir
    2. aaiii que bom saber... vou comprar tbm....
      Obrigada....

      Excluir
  2. Amo ler esses teus relatos
    super verdadeiros
    e o melhor é o conselho: E pra finalizar, se eu posso dar um conselho, é: NÃO DESISTA
    já guardei aqui o nome da pomadinha e do gel alí
    beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Marcela, seu Davi é lindo!
    é difícil essa fase de adaptação, mas continua seguindo seus instintos que vai dar tudo certo!

    Mil bjus!

    ResponderExcluir
  4. Aiiii Marcela, deve realmente ter doido muuuuito, mais o importante é que esta dando certo!!!
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. amiga eu também me preparei para amamentar mais não teve jeito feriu e doia muito mais não desistir, amamentar era o que eu mais queria o medo de não pode também me consumia
    mais graças a Deus amamento muito bem minha pequena
    amiga sobre a chupeta e tudo que vai ao seu encontro mais
    descanse pois o mesmo aconteceu comigo
    mais meu caso ainda é pior pois a minha pequena veio da
    barriga com uma mania que tenho pavor
    o dedinho na boca amiga pense no meu desespero nada
    nem luva fez ela largar desse pequeno vicio
    estou estudando um jeito para resolver o problema

    linda semana bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. o Davi é lindo...parabens.............

    ResponderExcluir
  7. Amiga,que saudades de conversar com você. Eu não fiz nenhuma preparação para amamentar,e amamentei so 15 dias,mais graças a Deus nesse período não senti nada,nem machucou meu seio. Que bom que agora já está tudo resolvido por ai. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga...nossa como o Davi é lindo!!!Parabéns...valeu pelas dicas...adorei....tenta não sumir mais viu...bjs!!!

    ResponderExcluir
  9. mah...eu nao tinha visto q vc voltou a atualizar! Lembro d vc contando sa dor..graças a Deus passou e agora ficou só a alegria neh? q saudaaaades dos seus posts! beeeijos

    ResponderExcluir
  10. Oláaa, sou nova por aqui, e confesso que suas dicas serão muito bem avaliadas, estou com 33 semanas e a cada dia está chegando perto do parto e amamentação, estou lendo bastante sobre e adorei vim aqui e ler sobre seu realato, parabens a mamae guerreira =)
    bjooo
    se puder apareça la no meu blog
    http://jessicaegregory.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!!! Volte mais vezes, tá?
Obrigada por comentar, eu e o Davi adoramos receber seus comentários!!!

Prometo responder assim que possível!!!
Beijos e Fique com Deus!