terça-feira, 1 de outubro de 2013

1º Mês do Davi aqui do lado de fora... E sem o "botãozinho" :)

Olá meninas,

Davi hoje com 52 dias - quase 2 meses, e só agora me dei conta que não registrei como foi o primeiro mês de vida dele, aliás, como foi o “nosso” primeiro mês juntos, primeiro mês como mãe e filho... Então, ainda que super atrasada, vou tentar registrar aqui algumas coisas que pairam nesta cabecinha... Vamos lá:



O Davi nasceu num hospital muito bom daqui de Londrina, reconhecido como o “hospital amigo da criança”, onde incentiva dentre outras coisas o “alojamento conjunto”, isso mesmo, o bebê fica o tempo todo no quarto com a mamãe (acho que hj em dia quase todos são assim), uma espécie de “toma que o filho é teu”... Com isso tive a “opção” de cuidar do MEU filho desde os primeiros momentos, as enfermeiras no máximo prestaram os primeiros cuidados e deram os banhos, o resto foi comigo... Fiz questão de cuidar dele sozinha, trocar as fraldas (mesmo sem nunca tê-lo feito antes), trocar as roupinhas, amamentar, fazer arrotar, colocar pra dormir, fazer parar de chorar... Aliás, pensando bem agora, nada disso eu tinha feito antes!!! Acho que me agarrei à toda a mha teoria e ao desejo de colocar tudo em prática logo... Já que eu teria que encarar, que fosse logo então!



Fiz tudo com uma segurança que nem sei de onde veio... Aliás, sei sim, hoje eu penso que deve ter vindo daquele botãozinho que tinha ao lado da minha cama...rs (vcs vão entender mais adiante).

Vocês devem pensar que nas primeiras horas de vida de um bebê no hospital não tem muito que fazer, pq eles mamam, fazem coco e dormem, e dormem muitoooo, parece até fácil... Mas não é não... Sabem por quê? Pq vc está tensa, mto feliz, porém tensa, afinal é a sua primeira vez como mãe... E tudo que fazemos pela primeira vez gera um pouco de tensão e medo... É ou não é?!

Como eu ia dizendo, fiz tudo sozinha, mas com a segurança de ver aquele botãozinho ali do lado da minha cama!!! Ai que paz olhar pra aquele botão, saber que QUALQUER COISA era só apertar o bendito botãozinho!

E confesso que por algumas vezes eu o testei... E não é que era só apertar e em poucos minutos entrava uma mulher toda vestida de branco, com cara de “deixa comigo” e resolvia tudo que eu precisasse?!!! Ôh coisa boa! E qdo ela saia ainda fazia questão de repetir: “Olha, qualquer coisa, aperte o botãozinho novamente, ok?”. Ok, obrigada! (E esse meu agradecimento vinha sempre seguido de um sorriso de alívio...). Já sacou, né? Estou falando do botãozinho que apertamos pra chamar a enfermeira!!!

Legal, né? Pensa, você pode cuidar do seu bebê sozinha, tentar fazer tudo sozinha, mas se tiver QUALQUER dúvida ou QUALQUER dificuldade, é só apertar um botãozinho!!! (que maravilha seria!)

Daí que as 48 horas no hospital acabaram, tudo certo e fomos pra casa. Ufa, como eu queria ir pra minha casa, esses dois dias de hospital pareceram uma semana!

E, gente, agora vou falar: Não há palavras pra descrever o frio na barriga que senti qdo entrei por esta porta (esta aqui da mha sala). Eu me vi com uma “trouxinha” nos braços, (e parecia mesmo uma trouxinha, pq estava mto frio aqui e eu o trouxe dentro de um saco de dormir) e ao pisar aqui pela primeira vez com meu filho nos braços eu pensei: Nada nunca mais será igual! Já não seremos nunca mais só eu o Dani, agora somos três, somos uma família! Como vai ser???

Naquele instante me senti tão realizada, mas ao mesmo tempo bateu um medo tão grande! Medo da responsabilidade que eu assumiria a partir daquele minuto... E sabia que não teria botãozinho nenhum por aqui!!! :(

Meu marido e minha tia me acompanhavam, mas era como se eu me visse sozinha com o Davi nos braços... Lembro que entrei e fui logo em direção ao quarto dele, ele abriu os olhinhos e eu meio sem saber o que fazer fui apresentando o quarto dele pra ele, depois o resto da casa... 




Qdo terminei a apresentação eu pensei: “E agora, o que eu faço com ele?” Onde eu o coloco? O que eu faço primeiro? Será que já está na hora de trocar a fralda? Será que ele está com fome? Será que eu espero ele chorar pra saber que está com fome? Será que meu leite será suficiente? Qto tempo será que vai demorar pro leite descer de fato? E enquanto isso, será que o colostro vai continuar alimentando ele? E se ele chorar, o que eu faço? Será que já posso tirar ele do “saco”? 

Juro gente, eu pensei tudo isso e muito mais em questão de segundos e ainda com ele no colo, dentro do saco! Foi difícil decidir onde colocaria aquele serzinho... Juro que pensei em sair procurando um “botãozinho” aqui em casa... Mas, não tinha o tal botão e aí a ficha caiu, nossa se estatelou no chão, caiu com força, me deu um nó na garganta (e eu ainda com ele no colo), eu senti vontade de sair correndo, mas aí me dei conta que se saísse correndo eu certamente levaria ele comigo, sim, pq a essa altura eu já não conseguia mais me separar dele por nada nesse mundo... E se ele fosse comigo, então era melhor continuar aqui mesmo, no quentinho, né?

Aceitei que não teria mais a segurança do tal botãozinho e lamentei por não ter tido estes questionamentos todos ainda no hospital, ao alcance do lindo botãozinho vermelho e da moça de branco...

Não sei pq, mas fiquei com pena de deixar ele no quartinho dele, naquele berço enooooormeee (como colocar 48 cm de gente num berço daquele tamanho?!). Finalmente optei pelo carrinho, enchi de cobertor, deixei bem quentinho e fofinho (parecia um ninho) e coloquei meu pequeno lá dentro e bem ao lado do sofá, onde me sentei com meus pensamentos... Eu estava mto mexida... Acho que meu marido tb, pq um silêncio tomou conta da casa... Ele dormiu 3 horas seguidas, na verdade acho que teria dormido muito mais, mas eu o acordei para mamar e assim começamos nossa rotina aqui em casa... 

Neste dia, com o pretexto que a enfermeira já tinha dado banho nele antes de virmos embora, decidi não encarar o primeiro banho aqui em casa... Mas, o fiz no dia seguinte e deu tudo certo! Ufa! Primeiro medo vencido!

Fotinho do 1º banho!

Teria mil coisas pra contar destes primeiros 30 dias, mas agora penso que não é o caso de escrever tudo, tudo, tudo... (vou separando por tópicos e criando posts futuramente...)

O que quero dizer aqui é que não, não é, definitivamente não é um “mar de rosas”. Esses primeiros 30 dias para uma mãe de primeira viagem devem ser sim os mais difíceis, com certeza... E por mais que eu tenha me “preparado”, lido, estudado, visto vídeos, conversado com outras mãe... Enfim, NADA disso me fez ter ideia do que seriam meus primeiros dias como mãe!

Não é fácil e por mais que se leia sobre o “lado B” da maternidade, vc NUNCA terá a dimensão do que é este “lado B” se não viver na pele... Eu lembro que ficava me perguntando: Gente, pq nunca ninguém escreveu com muita clareza o quão realmente é difícil e cansativo este primeiro mês??? Pq esconderam isso de mim??? Pq as mães se fecham e não abrem o jogo logo e falam com todas as letras que é das coisas mais difíceis que já passaram? Pq não despejam a verdade nua e crua em nossas caras? Pq escondem e floreiam tanto?

Ou vai ver alguém escreveu sim, eu até devo ter lido (acho que me lembro vagamente), mas idealizei que comigo seria tudo diferente, que àquela mãe certamente estava exagerando... Qdo ouvia/lia alguma mulher dizer, por exemplo, que no começo não tinha tempo pra nada, que não dava tempo nem de tirar o pijama... Eu logo pensava: “Que absurdo! Até parece, em algum momento o bebê dela dorme, e neste momento ela bem poderia tomar um banho, tirar o pijama, se arrumar e ficar bem bonita esperando o marido...” (como é fácil julgar, né?!).

Juro que eu pensava que comigo seria diferente... Vaidosa do jeito que eu sou... Eu nunca pensei que meu marido sairia pra trabalhar e voltaria me encontrando ainda de pijamas (e cheirando a leite!), sem se quer ter penteado o cabelo!!! E pior, sem me importar mto com isso! 

Não cogitei que passaria dias e dias cansada, descabelada, de pijamas, sem fazer as unhas, sem me maquiar, usando os mesmos brincos, (eu tinha essa mania de trocar de brincos todos os dias! Perdi a mania sem perceber...rs), sem usar um perfume ou hidratante (ta, esse é pra não dar alergia no bebê)... E a casa? Nunca pensei que veria meu lixo transbordando de fraldas sujas, a pia cheia de louça, o cesto cheio de roupas pra lavar e o marido tendo que almoçar “marmitex”!!!

Eu tive ajuda nas primeiras semanas, primeiro veio uma tia (que diga se passagem quase me deixou “doida”, me passando (de um jeito velado), atestado de incompetência o tempo todo), depois veio minha mãe e vou falar que não sei o que teria sido de mim, do meu marido e da mha casa se não fossem a ajuda delas.... Mas, elas foram embora, claro, e me vi aqui sozinha com meu bebê, uma casa e um marido pra cuidar... Fiz e estou fazendo o que posso, mas a sensação de “frustração” me persegue, deita e levanta junto comigo todos os dias... Sim, o bebê dorme em vários momentos do dia, mas nestes momentos eu preciso decidir o que fazer: Ou eu tomo banho (nunca escolho esta opção, não tenho coragem de tomar banho sem alguém aqui em casa olhando o Davi, então espero o Dani chegar, na verdade, até hj só tomo banho depois da última mamada, por volta das 11 da noite!) ou arrumo a casa, ou me arrumo, ou coloco roupa na máquina, ou passo as roupinhas dele (as nossas ficam pra depois), ou me alimento (tb sempre deixo pra depois e comer comida quente virou luxo!), ou dou uma olhadinha na internet.... Ou simplesmente tento descansar e quem sabe dormir um pouquinho tb enqto ele dorme (essa opção nunca é escolhida!)... É assim mesmo gente, td não dá pra fazer, a cada sonequinha eu escolho algo pra fazer... E ao final do dia me dou conta que não consegui fazer metade do que precisava!

A rotina com um bebê pode até fluir com tranquilidade em alguns dias, nestes dias eu comemoro e coloco tudo em dia, no entanto, na grande maioria dos dias seu comportamento é uma caixinha de surpresas... E no meu caso, o Davi ainda não estabeleceu uma rotina de sono durante o dia, nunca sei o quanto ele vai dormir, mesmo nos 30 primeiros dias, mesmo sendo um recém-nascido, as sonecas diárias nunca foram longas... Às vezes ele praticamente não dorme durante o dia!

Penso que os bebês demoram mesmo para estabelecer um padrão de comportamento e essa inconstância é muito frustrante... Confesso que esperava uma vida com o meu bebê mais programada e tranquila... Um exercício diário pra mim, aceitar que NÃO posso ter o controle de tudo e ter tudo sempre organizado e programado, o Davi tem me ensinado isso!

Ele é muito bonzinho, mas como todo bebê requer MUITA atenção, aliás, atenção total e em tempo integral!

Eu nunca pensei que a privação do sono destruísse tanto uma pessoa, pelo menos comigo a falta de horas de sono tem sido e no começo foi ainda mais devastadora! Pelo menos pra mim a falta de horas de sono é com certeza a pior parte, e implica negativamente em várias situações do dia-a-dia... Nem dá pra explicar!

Nos primeiros dias eu não me reconhecia no meu novo papel. Eu que sempre fui uma mulher super segura, bem resolvida, disposta... Me perguntava: Cadê àquela mulher que se arrumava, estava sempre maquiada e perfumada? Passei a enxergar no espelho uma mulher cansada (exausta e exaurida pra falar a verdade) e cheia de medo, medo de fazer algo errado, medo de falhar como mãe, medo de não entender meu filho, medo de não identificar suas necessidades... Medo de não dar conta!

Estou melhor agora, mas ainda me olho no espelho e simplesmente não me reconheço!

Neste primeiro mês eu não consegui atender telefonema de praticamente ninguém, retornar as ligações então, nem pensar... Só espero que as pessoas realmente entendam! E pra ser bem sincera, às vezes até me sobravam uns minutinhos, o que eu não tinha mesmo era vontade... Meu bom-humor e paciência nestas primeiras semanas ficaram muito escassos, praticamente desapareceram (só tinha paciência e sorria para meu bebê).

Tudo que eu mais queria (ainda quero) era dormir, dormir, dormir... Mas não podia, e qdo podia não conseguia... Na primeira semana eu passei horas e horas durante a noite apenas velando o soninho do Davi, ele adormecia e eu ficava lá olhando pra ele, contemplando a perfeição daquele bebezinho, agradecendo a Deus pela vida dele... E checando a cada 5 minutos se ele estava respirando!!! Durante o dia não era muito diferente... Ainda hj eu acordo várias x à noite só pra olhar pra ele e ver se está tudo certo... É como se eu tivesse entrado num estado emocional diferenciado, me conectado somente com meu filho, percebendo somente as necessidades dele, como se o mundo ao meu redor não tivesse mais tanta importância... Sei que é um período de adaptação e que VAI PASSAR conforme eu e o Davi vamos nos conhecendo melhor, ajustando nossos ritmos, e eu ritmando melhor minhas próprias expectativas... E quem sabe conseguindo me cobrar menos, como mãe, como dona de casa e acima de tudo, como pessoa.

No primeiro mês a impressão que eu tinha era que jamais conseguiria voltar a ser a mulher de antes... Ainda sinto algo parecido, mas confesso que hj as coisas estão beeeem melhores que no primeiro mês... Imagino que essas sensações são normais, fazem parte do processo de tornar-se mãe... Por favor, me digam que é assim mesmo!

Eu senti tanto o impacto desta mudança na minha vida que cheguei a duvidar da minha capacidade como mãe... E chorei, nossa chorei muito e por muitas coisas, mas a principal é sem dúvida a exaustão... O que posso afirmar aqui é que o tal "baby blues" existe sim e eu poderia escrever páginas e mais páginas sobre isso... Mas, sinceramente? Não vale a pena! O bom mesmo é focar na parte boa e pensar que o cansaço vai melhorar, minha disposição vai voltar, as coisas vão se ajeitar... (Já sinto td se ajeitando), e eu vou curtir cada dia mais e mais a alegria de ser MÃE!!!

Você que teve paciência e me leu até aqui deve estar pensando: Nossa, mas ela só tem reclamação pra fazer sobre o primeiro mês???

CLARO QUE NÃO, minha gente!!!

Assim como todas que são mães eu tb senti dentro de mim o maior amor do mundo brotando e crescendo a cada dia! Isso tudo nada tem a ver com a felicidade de ser mãe  e o amor que sinto pelo meu filho...

E toda vez que eu me via assim exausta, quase desmoronando, eu tratava de olhar pra carinha do meu bebê e pronto, um novo ânimo tomava conta, sério, não precisava de muito não, era só olhar pra ele... Se ele estivesse acordado então, olhar bem dentro daqueles olhinhos pequenos e tão cheios de expressão me deixava revigorada novamente... E qdo ele começou a sorrir então... A natureza humana é realmente muito sábia... Pq os bebê começam a rir mais conscientemente (não é mais espasmos êbaaaa!!!) e a reconhecer os rostos e vozes com mais nitidez e demonstrar isso, por volta dos 30 dias, justamente qdo seus pais, especialmente nós mamães já estamos quase “entregando os pontos”... É como se eles quisessem nos recompensar por todo estresse do primeiro mês, um sorrisinho dele é capaz de reabastecer todas as minhas energias esgotadas... E vocês que já passaram por isso, sabem bem do poder que um sorriso de nosso bebê tem sobre nós!!!

Sabem de uma coisa, agora pensando bem, eu até entendo melhor pq as mães, em geral, não confessam tanto e tão abertamente o qto é difícil esse comecinho... Pq elas esquecem, sim, TUDO PASSA (ou então seríamos todos filhos únicos), os sorrisinhos vão chegando junto com as gracinhas, os sons, os “angus”, as caretinhas, os gritinhos... TUDO fica pra trás, é normal que esqueçamos das noites em claro, dos choros (nossos e deles), das dores... A gente só tem cabeça para as novidades diárias de nossos pequenos... A parte ruim existe sim, mas fica pra trás, com certeza, simplesmente pq as alegrias são infinitamente maiores! E a minha está ficando tb... Prestes a completarmos 2 meses nestes nossos novos papeis de mãe e filho, admito que as coisas estão beeeem melhores, especialmente dentro de mim!

Até seria possível descrever exatamente como uma mãe se sente nestes primeiros dias, mas isso teria que ser dito e/ou escrito por ela no auge do sentimento, mas isso não é possível... Sabem por que??? Porque ela está muito cansada pra isso!!! Então a gente tenta, qdo tem forças, escrever um pouco sobre isso, mas nunca iremos retratar de fato como é a sensação...

Agora quero deixar registrado aqui algumas descobertas, acontecimentos e particularidades do meu Davi, desses primeiros 30 dias: 

- Ele adooooora tomar banho, sua posição preferida é de costas (fica igual um franguinho assado...rs), tenho uma redinha e ele fica lá todo relaxado deitadinho em sua redinha, chora qdo tiramos ele da banheira;



Fotinhos dele na primeira semana, ainda pititico!

E esta já com quase 1 mês!

- Tb adorou banho no baldinho;

Olhem só, com 20 dias e já querendo ficar em pézinho, todo durinho!

- Adooora trocar fralda, precisam ver a alegria dele qdo vou trocar a fraldinha dele, embora ele não reclame muito qdo ela está suja;

- Chora qdo acabo de trocar a fralda e tiro ele do trocador;

- Adooora ficar todo peladinho, exibidooo;

- Não quis saber de cama compartilhada não;

- Adooora ficar no colo, só que de bruços;

Fotinho dele na posição preferida - Com um pouquinho mais de 1 mês!

- Na primeira semana dormiu umas duas noites em cima de mim, foi o jeito que encontramos pra ele dormir quietinho;

- Dormiu (ainda dorme) no carrinho ao lado da minha cama;

- Durante o dia dormiu no carrinho ou no bercinho dele;

- Teve alergia da fralda RN da Pampers; 

- Dormia muito durante as mamadas, eu tinha que ficar acordando ele;

- Não conseguia colocar ele pra arrotar na posição mais comum (no ombro sentadinho nos braços), ele se esperneava e se agitava inteiro;

- Não pegou chupeta (ainda bem! rs)

- Já me olhava nos olhos;

- Já ficava todo durinho, de perninhas esticadas;

- O umbigo caiu em duas partes, primeira com 14 dias e a segunda com 16 dias;

- Antes mesmo dos 30 dias já seguia a gente com o olhar e virava a cabecinha em nossa direção;

- Ao ouvir a minha voz ou do pai ele já ficava quietinho, como se prestando atenção pra ver de onde vinha a voz;

- Começou a dar gritinhos;

- Ficava bravo (ainda fica), faz uns sons que parece que está “rosnando” qdo está mamando e solta o bico do seio;

- Qdo estava chorando e aparentemente sem motivo pra isso, colocava ele no trocador dele e ele parava na hora, adooorava (e ainda adora) ficar lá no trocador, vai saber por que... Acho que associou à alguma coisa boa, quem sabe a sensação boa de ser cuidado ali naquele cantinho;

- Teve várias cólicas, começou com 10 dias e ainda persistem... (a pior parte de todas – choro junto com ele, tamanha a minha pena de ver ele sofrendo de tanta dor);

- Teve "espinhas neonatal";

- Fiz um bolinho pra comemorar seu 1º mêsversário!!! Tia Mel, Tio Vitão e Vovó Neusa estavam presentes, além, claro, da mamãe e do papai.




* Consulta de 1 mês:
3.945 kg e 51 cm

E agora com você, algumas fotinhos dele tiradas ao final do 1º mês!!! 
(depois eu posto mais fotos do ensaio fotográfico de 1 mês)









17 comentários:

  1. Ai Ma que delícia de relato, Davi está uma coisa de lindo, parabéns!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. parabéns amiga um mês sem o botãozinho imagino se ele existissem pra nos em casa, rs amiga parabéns você esta se saindo uma ótima mãe , e seu príncipe cada dia mais lindo(¯`v´¯) Linda noite
    `*.¸.*´ ?Minha amiga
    ¸.•´¸.•*¨) ¸.•*¨)?bjão
    (¸.•´ (¸.•´ .•´ ¸¸.•¨¯`•.(¯`v´¯)
    .`·.¸.·´ ?
    ¸.·´¸.·´¨) ¸.·*¨)
    (¸.·´ (¸.·´ .·´ ¸http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aiiiiiiii como é que pode, tudo que vc foi falando, ficando imaginando, aaa como que pode nao ter tempo nem de ir ao banheiro. Nao estou duvindo de vc, tanto pq oque eu mais ouço de recem mamaes são esses casos, eu vou ter o Guilherme em Novembro e quero só ver como será srsrs.
    Seu bebe é lindoooo parabeeens =)
    http://jessicaegregory.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amiga que post lindo! lindo sim, como sempre te vi ali, escreveu com o coração! e esse teu príncipe é um arraso! amo ver essa carinha linda dele!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o relato. Imagino que deva ser muito difícil mesmo e estou tentando me preparar para o que vou passar mês que vem com a chegada do Bento, mas, como você disse, acho que não é possível se preparar para isso. Mas obrigada por mostrar este outro lado com tanta sinceridade!

    O Davi é lindo demais, parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa muito bom ler esse teu relato, super verdadeiro, mostrando todas as etapas e situações, fiquei imaginando o botãozinho do hospital, de pensar o que fazer com o bebe quando chegar em ksa, mais as fotinhos dele todo lindo tomando banho está demais e do book de 1 mês também, parabéns mamãe ele é lindo

    ResponderExcluir
  7. Que bom ler isso! Vi que estamos passando por várias coisas em comum. Ler relatos assim me tranquilizam, porque vejo que não estou sozinha! hahahahaha
    Seu filho é lindo!
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Esse primeiro mês em casa é realmente agitado pra todo mundo.... Um se acostumando com o outro....

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, muito lindo seu bebê, o mês passa rapidinho neh kkk mas depois vc se acostuma....Deus continue a abençoar vcs!

    Bjus, Gabi
    Visite meu cantinho, me segue: http://futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. ainda ñ consegui ler o post lodo, rsrsr... mas adorei o bolo!!! O seu bebê é a coisiinha + fofa!!!! lindo, lindo, lindo...

    ResponderExcluir
  11. Essas ultimas fotos ficaram lindas... eu amei...
    Parabéns pro seu príncipe...
    nossa, aqui a gente tbm tinha o botãozinho... hahaha mas cada vez que apertava as enfermeiras faziam uma cara de M**da que vou te falar.... eu evitava ficar chamando...

    Beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Parabéns para o Davi...
    Nossa é tudo tão gostoso nessa fase.
    Muita saúde pra vcs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Que lindo ... amei seu blog e estou seguindo. Nos visite e siga se gostar tb .. rs .. bjs

    OI querida ... vim te convidar .. participa, vai ser amanhã!! bjs

    http://princesaluma.blogspot.com.br/2013/10/bc-sem-voce-minha-vida-seria.html .. deixe seu link pra ser comentada e visitada ... bjs

    Roberta e Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Amiga como esse Davi é lindo. Realmente no começo é cansativo, eu tmb ficava sem tomar banho e sem comer ate meu marido chegar. Só não tive problema em dormir no começo mais agora to tendo.rs Ando super estressada e cansada,Bernardo quer brincar na madrugada,e ta acordando super cedo.Mais fora isso tudo tá perfeito.rs Saudades grandes de conversar com você,beijoss e dê um beijinho nesse gostoso pra mim.

    ResponderExcluir
  15. como Davi ta lindo.parabens e curta cada momentinho com seu pequeno principe

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marcela!
    como vc está, amiga?
    Estamos com saudades!

    Mil bjus!

    ResponderExcluir
  17. Oi Má que lindo que ta o Davii *--*
    Tudo de bom pra vocês!
    Beijos
    simplesedocebyleh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!!! Volte mais vezes, tá?
Obrigada por comentar, eu e o Davi adoramos receber seus comentários!!!

Prometo responder assim que possível!!!
Beijos e Fique com Deus!