quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

E Davi foi pra escolinha.... Mamãe em fase de adaptação :(

Ai ai ai ai... A sessão "mi mi mi" vai começar aqui... Se vc não tiver paciência nem leia.. Pq não tô bem hoje não...
Hoje foi o primeiro dia que deixei Davi na escolinha sozinho (sem mim) e voltei pra casa...
Tô aqui me sentindo perdidinha... Sem saber o que fazer sem ele aqui... Literalmente um vazio... Um "silencio ensurdecedor"... Não tô legal... Coração apertado define.
CADÊ MEU BEBEZINHOOOOOO???
Não tô triste não, pq sei que ele está super bem e tem adooooorado a escolinha... Tanto que qdo falo: "Filho, vamos pra escolinha?" ele já corre pra porta querendo sair.... E estando lá, qdo eu digo tchau ele me dá tchau com a mãozinha... E já teve vez até de chorar pra não vir embora!!!!
Ou seja, a fase da adaptação tem sido pra mim mesmo... A mamãe aqui não está preparada não, confesso... rs
Vou contar pra vcs  como foi tomada esta decisão de coloca-lo na escolinha:
Eu pretendia mesmo colocá-lo na escolinha lá pelos 3 aninhos ou pelo menos depois que ele já estivesse falando bem e de tudo... Pra me contar tudo que acontece por lá... rsrs
Mas Davi desde sempre se mostrou um bebê muito ativo, curioso, agitado mesmo... Daqueles que não param um segundo se quer... Passa o dia todo correndo de um lado pro outro, sim eu escrevei correndo, pq ele não anda, ele só corre!!!
Minha casa é grande, ele tem espaço de sobra aqui e ainda conta com um quarto enorme só de brinquedos, ainda assim a sensação que tínhamos é que nada era suficiente pra ele, nada prendia a atenção dele por mais de 5 minutos!!! E aí as "artes" começaram a ser cada dia mais frequentes... Ele vive "aprontando"... Descobrindo e desbravando cada centímetro desta casa!!! (nossa se eu contar pra vocês as coisas que ele já fez no auge de seu 1 ano e pouco... vcs não vão acreditar!)
Começamos a sentir a necessidade de um ambiente novo pra ele explorar e "gastar energia"... Energia esta que parece que nunca tem fim!!! rs... Que bom, né?! :)
Como se tudo que eu fizesse pra distraí-lo já não fosse mais suficiente... Entendem?
Além disso tudo, Davi simplesmente amaaaa crianças, nossa nunca vi... Ele vê um pequenininho e seus olhinhos brilham... Ele já chega sorrindo, abraçando, fazendo carinho, pegando na mão... Coisa mais linda!
Aqui em casa ele fica no portão mexendo com quem passa na rua, temos um vizinho, o Felipe, de 7 anos, e Davi é doido por ele, ao ponto de chorar qdo ele passa reto pelo portão... E qdo vai embora então... Nossa chora tão sentido, parece que sofre!!! Me corta o coração toda vez...
Eu sempre fiquei o dia todinho sozinha com ele aqui em casa... Notamos que ele estava PRECISANDO interagir com outras pessoas, especialmente com crianças... Estava começando a ficar terrível com as birras... Percebia ele MUITO entediado... Enfim... Por tudo isso no fim do ano passado decidimos começar a pesquisa das escolinhas... Que nem foi muito difícil, pq aqui na grande metrópole de Potirendaba só tem 4 opções, uma foi descartada pq só tem aula na parte da manhã e eu qria coloca-lo à  tarde... Das outras 3 não foi difícil descartar 2 logo de cara (sem condições).
A escolinha que escolhemos é a menor e recém inaugurada... Tudo novinho, organizadinho... Atendeu vários dos meus critérios (para ser sincera não atendeu todos não, mas, como eu disse, não temos muitas outras opções). Lá Davi terá aulinha de inglês, música, dança, culinária, artes, horta... Isso eu gostei bastante, pq eu não queria um local onde ele simplesmente ficasse lá brincando largado ou assistindo tv... Percebi as professoras (sócias proprietárias) muito bem dispostas e com várias ideias inovadoras... Sabe gente que tem vontade de fazer acontecer?
Mas independente de todos os critérios que eu estipulei, o que me fez decidir mesmo foi a reação do meu pequeno qdo chegamos nesta escolinha. Imaginem vocês que na primeira vez que estivemos lá para conhecer, ele já quis ir pro chão, já foi brincando, se entrosando... Pegou um livrinho e pediu pra "tia" ler pra ele... Andou por todos os cômodos... E até falou!!! Sim, ele nunca tinha falado "Peppa" por exemplo... Chegando lá a "tia" perguntou que desenho era aquele na parede e ele respondeu certinho:"Peppa!" Super se soltou... E olha que eu só estava ali pra conhecer.... (nas outras 2 que eu detestei ele nem quis descer do colo! Nem preciso dizer mais nada, né?!)
Neste dia aproveitei a situação e fiquei 20 minutos longe do campo de visão dele e ele nem me procurou! : (
Qdo o peguei pra vir embora ele chorou muito e fez birra pra nao entrar no carro... Eu devia ter ficado feliz, né? Mas me deu um nó na garganta... Voltei pra casa tão pensativa... Meu bebê já era um menininho :(
As donas da escolinha nos convidaram a voltar, disseram que até que eu me decidisse eu poderia voltar lá pra passar um tempinho com ele qdo eu quisesse, sem compromisso algum... E assim eu fiz esporadicamente durante os meses de novembro e dezembro... E todas as vezes ele gostou bastante... Funcionou como um local diferente pra ele brincar nas tardes que ele estava entediado de ficar em casa...
Conversei com marido e decidimos esperar ele completar 1 ano e meio (10 de fevereiro/2015) e então iriamos matriculá-lo, mas começou o ano e voltei lá e conversei para iniciarmos já a adaptação, assim eu teria o mês de janeiro todo pra me adaptar e alterar a rotina dele, etc...
E já tem 3 semanas que estamos nesta adaptação...
Na primeira semana fomos 4 dias e ficamos em média 2 horas lá e eu fiquei junto o tempo todo, sempre no campo de visão dele, na segunda semana fomos 2 vezes e ficamos por 4 horas, sendo que no primeiro dia eu fiquei 3:15 com ele e me ausentei por 45 minutos e foi tudo bem, só que eu saí sem me despedir e fiquei me sentindo muito culpada e com dúvida se ele tinha ficado bem pq não me viu sair ou se ficaria bem mesmo.... Então no segundo dia eu fiquei 3:00 horas com ele e saí por quase 1 hora, mas desta vez me abaixei e me despedi dele, avisei que iria embora e voltaria logo para pegá-lo, expliquei direitinho, dei tchau... E pra minha tristeza ele me deu tchau.... Eu ainda fiquei um tempo na janela observando de longe e ele realmente ficou brincando numa boa... Até dançar ele dançou!!!
Qdo voltei pra pegá-lo ele estava brincando, andando de um lado pro outro... Ficou feliz de me ver, abriu aquele sorrisão cheio de dentes dele, me abraçou, mas logo voltou a brincar.... Qdo chamei pra vir embora ele veio sem fazer birra, mas isso pq estava exausto, morrendo de sono....
Bem, nesta terceira semana, levei ele na segunda-feira e deixei ele por 2 horas só e deste tempo eu fiquei com ele apenas meia hora... Qdo voltei ele estava brincando de massinha... Abriu o sorriso mais lindo do mundo qdo me viu e me abraçou muito forte, deitou a cabecinha no meu ombro e até me deu uns tapinhas no ombro... Nossa, parecia que eu tinha me ausentado por 10 horas!!! Fiquei com coração partido, mas durou apenas 1 minuto, pq logo ele se soltou e voltou pro chão... E foi brincar....rs... Não queria vir embora!
Ontem não fomos e hoje eu deixei ele lá às 14:00 horas e fiquei apenas 10 minutinhos.... Vou busca-lo só às 18:00... Mas a professora está me mandando fotos pelo whats e ele parece se divertir muito por lá!!! E eu aqui contando os minutos no relógio!!!
Ai ai ai... É isso, minhas amigas. Davi está crescendo mais rápido que eu pensava... Achei que estivesse preparada para esta fase da escolinha, mas não estou não... O que me consola é que ele está feliz, isso é tudo que me importa nesta vida. Sei que vai fazer bem pra ele... Se eu sentisse qualquer reação diferente disso eu não deixaria não... Afinal, não tenho pressa... Ele está lá é por ele mesmo e não por mim.
Ah, e semana passada que chegamos lá e a "tia" falou com ele assim: "Oi Davi, tudo bem?" e ele respondeu: "Bem!" Ai quase morri, ele nunca tinha respondido assim!!! Aliás, aqui e casa ele quase não fala... Entende absolutamente tudo, mas não fala quase nada e lá em apenas 2 dias já falou: bem, pato, qua-qua, au-au, Peppa, não....
Tenho certeza que o desenvolvimento dele será muito bom!
*** Edição do post: Apenas para dizer que hoje fui buscá-lo  (3:30 depois de deixá-lo) e ele nem ligou pra mim, hj não me recebeu com abraço... Veio até mim me pediu pra abrir uma latinha com brinquedos e voltou pra brincar e não queria vir embora... :(
Aqui embaixo algumas fotinhos dele lá na escolinha:

Esta foto aqui foi a primeira, tirada no primeiro dia que estivemos lá pra conhecer e no exato momento que ele falou "Peppa"! rs



Depois da adaptação - 1º dia oficial de aula!






















10 comentários:

  1. Aiii Marcela te entendo,meu bebê nem nasceu ainda e eu ja estou sofrendo haha ...
    Mas concordo que escolinha è ótimo para o desenvolvimento dos pequenos ...
    Logo você se acostuma :)
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Parecia que vc tava falando da minha Mari....kkkkkk Ela tb tá impossível em casa e eu já tô pensando tb na escolinha....Mas, aqui em BSB só com dois anos completos....ou seja, só consigo ano que vem....=(
    Daqui a pouco vc se acostuma!!! Tenha força!! =)

    ResponderExcluir
  3. aiiiiiiiiiiiii me da ate um aperto...so de pensar em meu principe Davi na escolinha...hoje ele tem 3 meses pretendo colocar ele com 3 aninhos mas nao sei tudo vai depender de como ele for se desenvolvendo enfim so de pensar...aiii!!

    mas concordo com vc que a escolinha ajuda a desenvolver e "gastar energias"

    bjoo
    http://biancasantoro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. tá é muitp lindo!!! Fiquei um tempo sumida e ela já está assim todo esperto!
    Dá uma passadinha á q voltei no blog.
    gabbymamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ma qdo voltei a trabalhar e Alice tinha 7 meses eu queria coloca-la em escolinha. Sendo professora sei que uma boa escola ajuda e mto no desenvolvimento da criança. Mas por comodidade ela acabou ficando com a vovó.
    Agora no início do ano estava decidida que ela iria pra escolinha, principalmente por morarmos em um ape pequeno, ela ser mto agitada precisar de espaço, do ctt com outras crianças... mas o problema foi outro, fui procurar escolas aqui no meu bairro e as mensalidades são completamente absurdas, não cabe no orçamento e a escola da prefeitura não consegui vaga!
    Se dependesse de mim ela iria agora com 1 ano e 2 meses mas infelizmente os planos terão que esperar. ..

    bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Ma querida...vai dar tudo certo...já está dando!
    Davi nas fotos está super curtindo tudo...e este é o termômetro.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. Uma GRANDE curiosidade minha: como será que Davi e Alice se comportariam juntos?
    Olha, nunca vi tanta semelhança; você o descreve e parece Alice. Incríveel!

    Eu procuro um lugar para Alice brincar também, mas não quero uma escolinha pra ficar ensinando a ser robozinha, sabe? Procuro uma com terra, horta, essas coisas. Bom, sei que uma perfeita não irei encontrar, maaaaaaassss..... algo próximo dessa daí pode ser :)

    Beijão e logo você estará adaptada ahahahahahah

    ResponderExcluir
  8. Mah, fácil nunca será, a cada nova etapa muitas dúvidas vão surgir, muitas lágrimas podem rolar. Mas quer prova maior que a adaptação é tua e não do Davi? Olha que inteirado ele tá!!!!!!

    beeeijo amiga

    ResponderExcluir
  9. Marcela, que aperto no coração , porém uma felicidade ao mesmo tempo! Seu bebê tá mocinho :) ...é demais inteligente realmente foi importante colocá-lo na escolinha, e eu estou com o mesmo dilema minha cas parece um ovo perto do que a Manuela com 1 ano corre meu pai eterno. Marcela é a comidinha dele como você fez? E o sono dele como ficou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edilucia, mha querida.
      Me perdoe não responde-la antes... Nossa que vergonha, quase 1 mês depois!!!
      Vou te responder lá no seu blog... ta? Assim não tem erro...

      bjssss

      Excluir

Que bom que você passou por aqui!!! Volte mais vezes, tá?
Obrigada por comentar, eu e o Davi adoramos receber seus comentários!!!

Prometo responder assim que possível!!!
Beijos e Fique com Deus!