quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Roséola - O Davi teve : (

Oi meninas,
Estava aqui organizando umas fotinhos do Davi e encontrei as fotinhos dele todo pintadinho de qdo teve roséola... Aí me lembrei que não cheguei a fazer post sobre isto e achei que seria muito útil compartilhar aqui com vocês... Sabe aqueles posts que a gente lembra qdo nossos pequenos apresentam algum sintoma parecido? (Ah, já li sobre isso no blog da Marcela....rs)
E costuma ser bom nos lembrar pq muitas vezes nos  ajuda e nos tranquiliza...
Bom, Davi está com 1 ano e meio (pra ser exata 1 ano, 6 meses e  16 dias!! rs) e qdo estava com 1 ano e 4 meses ele ficou bem ruizinho, nossa foi um mês bem complicado.. Ele que nunca tinha ficado doente, naquele mês teve várias coisinhas bem chatinhas... Dentre elas, a tal roséola. Eu já tinha ouvido falar, mas confesso que não sabia muita coisa não, tanto que nem liguei os sintomas dele na época... Descobri tudo na prática! :(
Primeiro ele começou com uma febre MUITO alta, assim do nada, ficou uns dois dias apresentando febre de mais de 4o graus!!! Eu quase pirei, vocês podem imaginar... Além da febre ele passou a comer pouquinho, mas não apresentava outro sintoma... Corremos com ele pro PS, fizemos exame de sangue e urina e no de sangue foi constatado uma bactéria... O médico diagnosticou uma virose simples... Até aí a garganta, ouvido e nariz estavam normais... Mas logo depois ele começou com coriza e garganta levemente inflamada... E apetite cada vez menor... Voltamos ao pediatra e ele diagnosticou como "resfriado"...
Passados estes primeiros dias, a febre alta cedeu, porém, ele permaneceu tendo febre mais baixa - 38 graus ou estado febril - 37 graus, por mais uns 15 dias, durante TODOS os dias... Já não sabia mais o que fazer, não estava achando nada normal meu pequeno ter febre todos os dias!!! (eu medicava com alivium ou paracetamol e muitos banhos)
Eu sempre em contato com pediatra dele, que me orientava a manter a medicação para o resfriado, xarope para tosse, antibiótico para a garganta desinflamar e antitérmico para baixar febre... Além da inalação 3 x ao dia com medicamento e, ainda, remedinho para desentupir nariz...Tadinho, era muita coisa... Ele que praticamente nunca tinha tomado remédio, tampouco antibiótico... Enfim... Depois de 15 dias a febre passou, ainda assim eu marquei consulta em outro pediatra, para ter uma segunda opinião... Por coincidência no dia da consulta ele começou apresentar umas manchinhas vermelhas nas costas... Chegando lá eu contei tudo que se passara até então e complementei dizendo que tinham aparecido aquelas manchinhas nas costas... O idiota medico me disse que as manchinhas eram do calor!!! Me mandou passar pasta d'água e usar menos roupa no menino!!!
Eu não disse nada, mas discordei, pq Davi não passa tanto calor assim, ele vive só de fraldinha em casa, no carro tem ar condicionado, no quarto dele tb... Se assim fosse ele já teria apresentado estas manchinhas antes e nunca aconteceu... Achei estranho... Qto aos demais sintomas o tal medico de R$350,00 reais a consulta teve coragem de me dizer que meu filho estava com  refluxo e que todos os sintomas eram de refluxo, a garganta estava inflamada por conta do tal refluxo oculto e que a gargantinha dele não iria melhorar se eu não tratasse o tal refluxo... Ainda me aconselhou a dar de mamar para meu filho com ele sentadinho... Me tratou igual uma idiota... Eu pensei: "Meu Senhor, meu filho já tem mais de 1 ano, a esta altura ele já mama em pé!!!"
Ainda me pediu pra erguer o colchão do berço e fazê-lo arrotar!!! Ãhhhh ???!!! Repeti mentalmente: "Meu querido, Davi tem quase um ano e meio já!!!"
Saí de lá achando tudo muito estranho, meu sexto sentido de mãe me dizia que Davi não tinha nada de refluxo não... E que aquelas manchinhas poderiam ser alguma outra coisa se manifestando depois de tanta febre!!! E que a gargantinha inflamada por tanto tempo (que não melhorou nem com antibiótico) poderia ser algum sintoma de outra coisa que não fosse gripe ou resfriado...
Nos próximos dias as manchinhas se intensificaram, depois das costas, apareceram no peito e barriguinha e depois por praticamente todo o corpinho dele, mas aparentemente não coçava... E tb começou a ter diarreia.
No dia seguinte voltei ao pediatra dele que na hora me disse: "Te afirmo com todas certeza do mundo que é roséola"... Então, ele se lembrou: "Febre alta, seguida de estado febril por muitos dias seguidos, inflamação na garganta, coriza, irritabilidade, perda de apetite e agora as manchinhas com diarreia, justamente qdo a febre cessa...."
Ufa!!! Até que enfim descobrimos o que ele tinha!!! Aí você me pergunta: "Mas se ele teve TODOS estes sintomas, e eram t]ao óbvios, pq demoraram tanto a descobrir?!!!"
Eu te respondo: "Boa pergunta!!!"
Arrrgggggg.... Nervoso e raiva definem o que senti por estes médicos na ocasião....
Ta Doutor, mas o que é esta roséola? É grave? Como tratar?
Me explicou que a roséola é um vírus bastante comum até, que normalmente não é grave, que ela se origina através do vírus do herpes humano e é contagiosa, sendo transmitida pelo ar, secreções ou saliva...
Lembro que comentei com ele que Davi não tinha tido contato com nenhuma criança com roséola... Pra minha surpresa ele me respondeu que a doença é contagiosa mesmo qdo não há nenhuma erupção cutânea, ou seja, a criança pode transmitir a doença mesmo qdo está apenas com uma febre baixa... Antes de se cogitar a possibilidade da Roséola.... O vírus fica incubado por até 15 dias (que, aliás, foi o que aconteceu com Davi).
 Embora o Davi tenha apresentado a forma mais grave da doença, ele apresentou praticamente TODOS os sintomas e de forma bem intensa e acentuada... No entanto, o pior já tinha passado, qdo as erupções apareceram, foi justamente o final da doença...
Só teria que aguardar uns 3 ou 4 dias para as manchinhas sumirem, enquanto isso muito repouso e ingestão de  liquidos.
Infelizmente Davi teve a forma mais grave da doença, ficou bem caidinho e os médicos demoraram muito a diagnosticar... Mas graças a Deus passou.
Depois do quarto dia as manchinhas realmente sumiram e com elas, a irritação da garganta e a coriza do narizinho... Bem como todo mal estar que ele sentiu, meu pitiquinho....
Lamento ele ter tomado tantos remédios sem necessidade, especialmente o antiobiótico, um remédio tão forte, mas que não tem efeito algum sobre o viruss da roséola.
Ufa, essa sou eu, mais detalhado impossível, né?!!! rsrsrss..
Espero de todo coração ajudar, se for o caso.
E se quiserem ainda mais detalhes e informações, vou deixar um link bem interessante aqui embaixo.
Algumas fotinhos do meu pitiquinho na fase das manchinhas e bem abatidinho (já no terceiro e quarto dias, esqueci de tirar antes):










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você passou por aqui!!! Volte mais vezes, tá?
Obrigada por comentar, eu e o Davi adoramos receber seus comentários!!!

Prometo responder assim que possível!!!
Beijos e Fique com Deus!