quinta-feira, 18 de julho de 2013

A escolha da Pediatra do Davi...

Oi pessoas,

Passando só pra contar que agora o Davi já tem pediatra!!! Alivio para os papais aqui!!!

Sim, eu e o Dani estávamos procurando um bom pediatra para o Davi, queríamos um pediatra para acompanhar o parto dele e depois o acompanhasse... Assim, colhemos algumas indicações de amigos com filhos pequenos e indicações da minha GO, agendei os horários  e estávamos começando a visitar os profissionais... E para nossa felicidade e tranquilidade a 2º médica visitada nos deixou caindo de amores por ela! E já definimos que será ela a pediatra do nosso Davi. Ontem mesmo eu desmarquei todas as outras consultas que tínhamos agendado.

Antes dela visitamos um médico muito famoso aqui em Londrina, atende numa clínica extremamente bem conceituada... Tinha sido muito bem recomendado por alguns amigos, inclusive sendo umas das opções da minha médica tb, porém, com uma ressalva dela: 

“Marcela, ele é ótimo, talvez um dos melhores que vc vai encontrar, no entanto, ele não é muito disponível, não atende fora do expediente, certa vez eu mesma precisei dele à noite, ele era o pediatra do meu filho, e não consegui falar com ele de jeito algum, qdo finalmente consegui, ele me respondeu simplesmente que tb tinha família e filhos ...” 

Fiquei passada com esta “ressalva” dela, mas como ela garantiu que ele era ótimo e para acompanhar no momento do parto não havia melhor, decidimos conhecê-lo pessoalmente mesmo assim...

Mas saí do consultório dele angustiada, tensa, decepcionada... Eu tinha certeza que iria adorá-lo, afinal, todos o adoram.... Como eu não gostei dele??? Fiquei pensando: Será que eu sou tão exigente assim? Será que não estou preparada para escolher um bom pediatra para meu filho? Será que não fiz as perguntas que deveria ter feito?

O Dani tb não gostou muito dele não, percebi ele meio pensativo após a consulta, me disse que não estava seguro de optar por ele...

Enfim, para vocês me entenderem melhor:

Eu não levei uma pauta para a consulta, em outras situações eu levaria uma listinha de perguntas e tópicos a serem abordados, teria feito uma pesquisa antes e iria super bem preparada para a consulta... O médico certamente se sentiria numa sabatina... Mas, desta vez preferi ir desarmada e aberta a ouvir mais que falar... Sentir o médico, entende?

Eu queria sentir empatia por ele e confiança em seus conhecimentos técnicos... Eu esperava que ele se apresentasse... E não foi o que aconteceu!

Para ser extremamente sincera, eu apenas estabeleci alguns critérios juntamente com o Dani:

- Empatia: Claro, o médico tinha que ter esta capacidade de se colocar em nosso lugar, os pais, nós tínhamos que gostar do médico e com isso nos sentirmos à vontade com ele.
- Conhecimento Técnico: Essencial que o médico nos transmitisse segurança.
- Disponibilidade: A gente espera não precisar, mas se precisar...
- Preço: ( pois meu parto será particular) se bem que o Dani discordou deste critério, ele disse que não deveríamos fazer “leilão” com a escolha do pediatra do nosso filho e que se o médico fosse bom, se gostássemos ele pagaria o preço que fosse! Ainda assim, estabeleci este critério, pois a coisa não tá fácil pra ninguém, né.... O parto já será particular, os gastos são exorbitantes... Enfim, lá fomos nós.

Percebi um médico “estrela”, que praticamente não falou muito, ficou o tempo todo me perguntando o que eu queria saber dele... Praticamente indignado por eu estar ali, fazendo questão de conhecê-lo antes do parto... Como assim??? E a minha fama toda??? Ele quase se sentiu ofendido por estarmos ali!!! (foi o que senti).

Eu fiz algumas perguntas, que ele se limitou a dizer que todas essas minhas dúvidas seriam sanadas qdo ele me entregasse uma APOSTILA, sim minha gente, ele disse que se eu optasse por ele, ainda na maternidade ele me daria uma APOSTILA para ler e que eu deveria ler ainda no hospital e somente se tivesse alguma dúvida eu perguntaria para ele!!!

Isso mesmo, o Dr. Estrela queria que eu passasse o meu tempo no hospital lendo a apostila dele (para não fazer perguntas descabidas ou que não estivesse no material entregue por ele... sabe qdo vc quer enviar um e-mail para uma empresa e no campo de envio de formulário tem um aviso: “Consulte a sessão perguntas e respostas antes de enviar sua dúvida”? Pois é, me senti assim!!! – Em outras palavras: Não me importune com suas dúvidas, leia a apostila primeiro!).

Meninas, estou enganada ou no momento em que meu filho nascer, desde o hospital, TUDO que eu vou desejar será curtir e cuidar do meu filho?! Acho que vou querer observar e curtir cada pedacinho dele, ficar cheirando, mimando... Contemplando o meu milagre da vida e não lendo apostila, né?!!! Pelo Amor!!!

Ler???? Gente eu praticamente não fiz outra coisa durante estes meses todos!!! Teoria??? Tenho todas aqui comigo!!! E agora que venha a prática!!! (as dúvidas na prática....)

Eu esperava mais do Dr. Estrela, esperava que ele me tranquilizasse, se mostrasse disponível, atencioso... Dúvidas??? Claro que as terei e tenho o direito a tê-las, é meu primeiro filho e ele não virá com manual de instruções... O papel do pediatra, a meu ver,  será me ajudar com ele e sanar as minhas dúvidas sim, por mais idiotas que elas possam parecer, será  me orientar em como proceder com ele... No dia-a-dia e nos momentos de uma possível doença e/ou complicação....

Ah, sem contar que qdo tocamos no assunto de valores, ele foi categórico: “Cobro 50% do valor que vocês vão pagar à obstetra. Não dá pra ser diferente".

Enfim, sou muito chata ou vocês concordam que não dava mesmo pra escolher este pediatra???

Mas aí ontem fomos conhecer a segunda pediatra, indicação de um casal de amigos que tem um filho de 2 aninhos que é acompanhado por ela desde que nasceu (com 37 semanas), que por sua vez havia sido recomendada por uma tia que teve um bebê prematuro (com 23 semanas) e havia sido cuidado por ela tb... Lá fomos nós, mais uma vez me recusei a preparar a listinha de perguntas... Queria SENTIR a médica.

Já na sala de espera conversamos com uma mãe que estava com sua filha linda de 9 meses que havia nascido de 35 semanas e desde então sendo acompanhada por esta médica... A bebê era linda, risonha e a mãe nos disse que mesmo ela tendo nascido um pouco antes, ela NUNCA tinha ficado doente, nunca tinha tido nada e que não trocava aquela médica por nada neste mundo!!! Os olhinhos dela chegaram a brilhar ao falar da médica, precisavam ver!!!

Entramos na sala confiantes... E não deu outra, ela praticamente não nos deixou falar!!!

Primeiramente nos deu os parabéns por estarmos ali, por termos a preocupação de conhecê-la antes e a preocupação de saber e escolher quem cuidaria do Davi... E, principalmente, por estamos juntos nesta consulta... E começou a explicar o papel dela durante o parto,  quais os procedimentos adotados por ela, explicando passo a passo como seriam os primeiros cuidados com o bebê, desde o momento que ele sair da barriga até chegarmos em casa... 

Falou das preocupações que a maioria (e eu me incluo aqui) das mães de primeira viagem tem... Como ela costuma trabalhar... Enfim, ela praticamente nos falou tudo que eu teria perguntado se tivesse preparado a minha listinha de perguntas... Ela entendeu o que nos levara até ela, ela sabia o que os pais de primeira viagem precisam saber e se antecedeu às minhas possíveis perguntas... Ela fez questão de demonstrar todo o seu conhecimento técnico, porém, sem arrogância... Certamente ela sabe que avaliar o conhecimento técnico é um dos critérios adotados pela maioria dos pais... 

Depois, claro, nos deu abertura para fazermos nossas perguntas... E a consulta fluiu muito natural... Foi um bate-papo mesmo, não teve cara de “entrevista”... O que eu não queria mesmo que acontecesse.

Eu disse a ela que as dúvidas com relação aos cuidados com o Davi viriam depois, qdo eu estivesse com ele nos braços, que àquela consulta não era pra este fim.... E ela concordou...

Falamos das expectativas que criamos de ter um bebê calminho, tranquilo, que não chora, que dorme bem, que não tem cólicas... Que a amamentação será natural e tranquila... Enfim, mas que sabemos que nem sempre é assim e devemos nos preparar para este momento, no entanto, devemos esperar o bebê chegar, aguardar os primeiros dias e depois, se as dúvidas  e as dificuldades vierem, vamos “trabalhar” juntas... Simples assim!

Nada de sofre por antecedência ou de criar um fantástico mundo de “Marcela”... Nem uma coisa nem outra, apenas viver a experiência de cada dia com o nosso bebê!

Para finalizar ela nos disse que era especialista em neonatologia (recém-nascido) e também chefe da UTI Pediátrica e Neonatal do hospital que terei o Davi. Não sabíamos disso, então avaliem nossa satisfação ao saber disso, depois de já termos adorado a médica!!!

Quanto ao valor, sim eu fiz a pergunta, ela foi extremamente flexível, respondeu que segundo a legislação da Sociedade Brasileira de Medicina, o correto seria ela cobrar 40% do valor cobrado pela obstetra, mas que não nos preocupássemos com isso, que ela faria o melhor para nós, que isso nós poderíamos deixar para conversar depois, que ela não seria abusiva.


Gente, nunca pensei que ficaria tão feliz por escolher a pediatra dele!!! 

Realmente e definitivamente nós SÓ queremos o melhor para nosso filhos, mais nada!

Ufa!!! Feliz!!!

E se vale uma dica: Meninas, não esperem precisar para procurar um pediatra para seus pequenos, se puderem, se antecipem, esta segurança não tem preço!

11 comentários:


  1. Oiii...Tudo bem?

    ♥Parabêns pelo blog♥

    Sou mais uma tentante..eheh
    E sei que logo logo meu lindo milagre virá!


    se puder , visita meu blog..e me segue ( já estou seguindo o seu)

    Uma futura mamãe...
    http://escolhidospordeus1505.blogspot.com.br/

    Querido Diário
    http://meumundocorderosa15.blogspot.com.br/

    Nosso Sonhado Castelo - Apê
    http://nossosonhocastelo.blogspot.com.br/

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ma! Amei aas coisinhas do Davi q vc fez..quanto caprichooo. Sobre o pediatra, eu tbm procurei e pesquisei um pra Nathy meses antes dela nascer. eh tao bom quando nos identificamos com o medico neh?
    Detesto médicos estrelas, se acham superior e são tão arrogantes.
    bjokass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri,

      Que bom q gostou!!! Obrigada mesmo!
      E qto à médica, estou bem contente mesmo....rs

      Excluir
  3. Amiga que bom que já encontrou uma pediatra pro Davi. É ótimo quando nós identificamos com uma, e pelo que você disse ela parece ser ótima pediatra. A que acompanha o Bernardo é a mesma que acompanhou meu parto,muitas pessoas me disseram que não gostam dela,que ela é grossa. Porém até agora num tenho o que reclamar,acho ela um doce,tira todas minhas dúvidas,até que ela me prove ao contrário é ela que vai acompanhar o Bernardo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. com certeza amiga to passando um sufoco atrás de um
    marquei um com dificuldade mais
    ainda não é o que eu quero
    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que bom que vc já achou um pediatra!! Ontem mesmo estava pensando que preciso achar um para a minha bebê!! Vou atrás! Bjooo

    ResponderExcluir
  6. Nossa, essa parte é muito dificil... Eu aqui não tenho muitas opções... Ainda não consegui escolher nenhum.. Pra falar a verdade eu não gosto de nenhum... rsrs
    Que bom que o Davi já tem...

    Beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai encontrar, amiga. Fique tranquila e continue procurando...

      bjão

      Excluir
  7. Amiga estou super feliz por vc ter encontrado uma pediatra qualificada e atenciosa.. infelizmente n tive a opção de escolher e a q acompanhou era super arrogante e n quis continuar c ela, então fui a caça e visitei vários, mas depois q encontrei foi uma benção ( na verdade o Rhany escolheu, foi a unica q ele ficou calmo e sem chorar) e até hj ela o atente, com o mesmo carinho e atenção do inicio..bjm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa né amiga? Pensei nisso tb... Que eu e o Dani gostamos e td mais... Mas temos que ver se o próprio Davi vai gostar tb....rs Espero que sim!!!
      E que bom que o Rhany escolheu bem a dele!!! rs

      bjão

      Excluir

Que bom que você passou por aqui!!! Volte mais vezes, tá?
Obrigada por comentar, eu e o Davi adoramos receber seus comentários!!!

Prometo responder assim que possível!!!
Beijos e Fique com Deus!