terça-feira, 6 de agosto de 2013

37º e 38º Semanas de Gestação... Ta chegando a hora!!!

Olá pessoinhas tão queridas da minha vida,

Quem escreve aqui é uma gravidinha transbordando de emoção, de felicidade, de ansiedade, de expectativa e de irritação!

Faltam 4 dias para a data agendada do nascimento do meu Davi e o coração já está a mil, com direito a contribuição de um sustinho e tudo... (eu conto mais no final, pra não perder o foco).

Este post é só pra registrar os sintomas destas duas últimas semanas... E, meninas, antes de prosseguir quero dizer uma coisinha pra vocês que também estão nesta reta final: 

“Sim, tem uma parte chata sim, mas não se sinta culpada por estar cansada, por querer que acabe logo, nenhuma posição é boa pra dormir, o xixi mal cabe na bexiga, nariz começa a inchar, as costas e costelas doem, o fôlego falha, tudo pesa... E isso tudo só passa qdo você olhar pro seu bebê, só qdo ele chegar... A boa notícia é que não vai demorar. Força".

Eu não vou mentir pra vocês, a coisa não está muito fácil aqui não, é dor em tudo quanto é lugar: Lombar, virilha (bem lá embaixo, sabem? e dói pra andar (agora eu sei pq muitas gravidinhas andam de pernas abertas) e pra dormir, mudar de posição na cama é um tormento), costela, pernas, barriga... É um desconforto pra dormir que eu já nem sei discernir mais se é físico ou emocional, sei que tenho passado noites e noites em claro... Acordo com a cabecinha funcionando a milhão e com as mexidas intensas e fortes, deliciosamente doloridas, do Davi... Pronto, aí o sono já era, a madrugada se estende e a manhã surge linda, comigo aqui em claro... E eu conformada já penso: Pra quê dormir???

Nem faço tanta questão mais, já me imagino “treinando” para as noites que passarei cuidando dele, dormindo e acordando, ou nem dormindo ou dormindo pouco... (tentando não idealizar o bebê perfeito, que chora pouco e dorme muito à noite).

Mas como a vida de grávida é uma constante montanha-russa, devo dizer também que em outros dias eu durmo muuuuitooooo, gente como eu durmo!!! Durmo a noite toda, às vezes nem acordo pro xixi, levanto às 7:00,  preparo café da manhã, tomo com o marido (poderia dizer que esta é uma declaração de amor e cuidado para com o marido, mas não, pelo menos não é só isso,  é fome mesmo minha gente, eu acordo verde de fome!!! “Varada” de fome , como diz lá na minha terra!!! Rs...) e antes das 8 volto pra cama como se a noite não tivesse sido suficiente e lá  eu embalo até às 10, às vezes 11 da manhã!!! Quando isso acontece é maravilhoso, é a melhor parte do meu sono, pq costuma ser 2 ou 3 horas ininterruptas, no mais absoluto silêncio, sem marido mexendo do lado, a cama só pra mim e o Davi, melhor de tudo, sem dores, nestas manhãs eu consigo até dormir de lado, sem contar que é o momento de mais calmaria do meu pequeno,  sinto que dormimos profundamente, eu e ele. Costumo levantar renovada nos dias que isso acontece e o dia é melhor... Até que o final do dia chega e o começo de noite se aproxima novamente e com ela as dores e os desconfortos... Aí é uma loteria: Será que vou dormir bem esta noite???

Bem, nestas últimas semanas tenho sentido uma sede absurda, até naqueles dias que geou aqui em Londrina, eu sentia muita sede, muita mesmo!!!

O xixi voltou a ser de 5 em 5 minutos durante o dia e à noite continua sendo uma vez, no máximo duas , às vezes.

As câimbras nunca mais apareceram, o inchaço não deu ar da graça (continuo de aliança e usando os mesmos sapatos - drenagem linfática 2 x na semana foi essencial, eu acho), assim como as estrias tb não vieram me contemplar, ufa!!! Terá sido a eficiência dos meus creminhos, ação das pílulas de colágeno ou apenas sorte mesmo??? Não sei, só sei que estou feliz pq não vieram!!!

Os seios estão um pouco mais sensíveis, meio doloridos, ah, e outro dia percebi o colostro vazando novamente... Ai gente, mesmo sabendo que isso não tem correlação alguma com a quantidade de leite que vou produzir após o parto, sim, dá uma sensação boa sentimos que a natureza humana já está agindo em nosso corpo e nos sentimos aliviadas com isso.

A sensação de tontura e desmaio continua, mesmo a pressão estando super estável em 11/6 há meses. Já contei pra você e vou repetir: Isso é por conta da falta de oxigenação no cérebro, com o peso da barriga comprimindo a veia cava, a oxigenação não chega com intensidade ao cérebro, aí vem as tonturas e sensação de queda de pressão. É uma sensação meio constante, vem e passa, é assim mesmo, mas é chata, mto chata e dá medo de cair desmaiada mesmo!

E o calor gente??? Não sei o que é menopausa, mas acho que deve ser algo parecido,  é muito calor, será que nossa temperatura fica alterada nesta fase? Acho que sim, nunca fui de transpirar e agora vivo com calor!!!

A fome continua de leão, não de um, mas de 20 leões famintos e desesperados!!! Mas, nestas últimas semanas tenho comido sem culpa, muita vontade de doce, aliás, vontade não, pq não estou passando vontade, estou comendo mesmo!!!

Foram 14 quilos até aqui, mas graças a Deus muito mal distribuídos... Sim, a impressão é que vieram todos pra barriga!!! (ainda ouço áquela maravilhosa frase: "Nossa você não engordou nada, só barriga mesmo!!") Como pode??? Não sei, só sei que ainda ouço isso, então tá, né?!

E as contrações de treinamento, não posso deixar de falar delas, estão muito mais frequentes e agora um pouco doloridas... Às vezes assusta, mesmo sabendo que são assim mesmo.

O Davi que eu achei que ficaria mais calminho nestas últimas semanas, por conta do pouco espaço aqui dentro e tb pelo tamanho dele (há 8 dias ele já estava com 3.200 kg e 48 cm!!!) que nada, está impressionantemente mais ativo, mexe demais e não vou enganar vocês, as mexidas dele agora doem e doem muito!!! Qdo “chuta” minhas costelas então é “pacabá” com a mamãe aqui.. Já cheguei chorar de dor... À noite é muito mais intenso o negócio e o “trupé” aqui dentro é grande! Mas, não conheço uma grávida se quer que reclame disso, eu não serei a primeira... Pode chutar meu filho, como diz seu pai: _ “Pode fazer o que vc quiser aí dentro”. (td bem q ele fala isso pq a costela não é a dele, né?!) rsrsrs....

Mas já avisei ele, o Davi, que qdo ele estiver aqui comigo vou descontar tudinho e morder muito o pesinho gordinho dele!!!! Rsrsrs...

E os soluços, meninas do céu... Já tem algumas semanas que ando sentindo, mas nesta última semana, Jesus que coisa estranha!!! Morro de pena, fico com a sensação que deve incomodar ele tb....

O espírito de Amélia já foi embora faz tempo e àquela disposição toda, que vocês até invejaram, esquece, já era tb!!! Ando muito indisposta, sem ânimo mesmo... O cansaço bateu forte, sinto falta de ar até pra falar!

A irritação também voltou (marido que o diga!), mas atribuo aos desconfortos e dores e também, claro, à ansiedade destes últimos momentos de espera... Sei que ele me entende... Espero né... rs

Meninas, acho que são estes os sintomas das duas últimas semanas, se eu lembrar de mais alguma coisa relevante (ou nem tanto) eu conto em outros posts... 

Agora, só pra atualizar vocês e não deixar de registrar aqui, vou contar o sustinho da semana:

No domingo à noite eu tive uma perda considerável de líquido, na verdade, não consegui identificar se era líquido ou apenas xixi, sei que escorreu pelas pernas ao ponto de gritar o marido, achando realmente que a bolsa tinha rompido... Marido, tadinho, veio desesperado correndo, chegou a cheirar um vidro de cândida e depois o líquido que saiu, pra comparar os cheiros (agora dou até risada da cena!) e deu o diagnóstico: afirmou que era xixi... hahahaa

Acho que foi alarme falso mesmo, nesta fase não temos muito controle da nossa bexiga e isso pode acontecer, mandamos msg pra médica, que não nos respondeu, como eu não estava sentindo nada de dor de contração, resolvi esperar e ficar observando... Nada mais aconteceu e fui dormir, consegui dormir (não sei como).

Acordei no outro dia com a médica me ligando... Se desculpou, inventou qualquer coisa e perguntou pq eu não fui ao hospital... Eu disse que o líquido não tinha cheiro de cândida (cheiro característico do líquido amniótico) e tampouco estava com dores... Ainda assim ela me pediu pra ir ao consultório pra ela me examinar... Marido me levou e lá foi constatado um dedo de dilatação... A orientação agora é repouso absoluto nesta semana para que o Davi espere até sábado... 

Hoje acordei e ao fazer xixi percebi um sangramento de cor “marrom” (não era vermelho vivo, o que indicaria aumento da dilatação), ainda assim liguei pra ela, que me disse que poderiam ser duas coisas:

- Ou era o tampão que estava saindo. Ainda a questionei se podia mesmo ser o tampão, pois o mesmo deveria ter característica de “catarro”, meio amarelado e/ou esverdeado... Ela disse que não necessariamente e que às vezes vinha com sangue neste tom de marrom...

- Ou era apenas por conta do exame de toque realizado ontem, ela pode ter “ferido” um pouquinho o colo do útero e que era normal.

Então, cá estou de repouso (nem tão absoluto assim) e em estado de alerta, se sair mais sangue ou se tiver contração, devo ir ao hospital, caso contrário voltarei ao consultório na quinta-feira para novo exame de toque e cardiotoco, mas ela já me orientou a ir meio “no jeito”, se a dilatação tiver aumentado, talvez anteciparemos o parto.

Ufa, pra variar o post ficou giganteeeeee... Se vc leu até aqui, MUITO obrigada!!!

Até mais, logo mais volto com novidades!!!

Bjão da Ma e  do Davi.

Agora, duas fotinhos do barrigão de 38 semanas



24 comentários:

  1. Marcela minha linda, que lindo barrigão e tá chegando a hora heim? nossa a ansiedade nessa hora bate a milll, mais tudo já deu certo ok, tô aqui torcendo pra que vc tenha um aboa hora, a e antes que eu esqueça o lance do secador e da pomada deu super certo e tá dando até agora, mais hj só to usando a pomada, eu usei a MILAR E A LANIDRAT, a que vc falou deve ser a mesma coisa, elas são ótimas e ajudam demais não to sofrendo dessa vez pra amamentar tá sendo super tranquilo e to amando demais, assim será vc use pois não vai se arrepender tá, beijão e boa sorteeeee louca pra ver o Davi!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga linda, ai que bom que vc me respondeu!! Obrigada!!!
      Obrigada tb pelo carinho... A ansiedade aqui não ta pouca não, mas to calma, por incrivel q pareça...rs

      bjão,

      Excluir
  2. Mahhhh! Que medo de ter estourado a bolsa, kk..com certeza eu teria ido na hora pra maternidade..haha, vc tá um poço de paz e serenidade isso sim! Que inveja de vc sem estrias hein? aqui já são 5 =/ Guriaaaaa..o Davi ta chegando, GEENTE, que nervoso!! Por favor amiga, corre por foto dele assim que nascer, pelo menos no face, quero ver a carinha do gatão, ounnnn!


    Beeeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigaaaa, nem eu to me reconhecendo!!!
      Mas agora a ansiedade ta batendo forte, quase uma tensão já!!!!
      Mas to tentando me segurar....rs

      Pode deixar assim q ele chegar eu corro postar uma fotinho...rs

      bjão

      Excluir
  3. Capaz que eu não ia ler até o final...

    Amiga, ver o colostro, mesmo sabendo que não tem nada a ver com a produção de leite passa SIM uma baita segurança... minha irmã desde os 6 meses de gestação tinha, corria, molhava roupa e tudo.
    Eu nunca tive. E quer saber? até hoje, mesmo minha sobrinha não mamando e minha mana tomando anti ela tem leite!

    Coisas da natureza!

    Calma, repouso sim, aproveita, descansa que logo logo ele chega!

    Ansiosa junto contigo amiga!

    Beijos e beijos!

    #vemDavi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga, a natureza humana é maravilhosa mesmo, perfeita!!!
      Obrigada pelo carinho, ta?
      Tô aqui "tentando" descansar...repousar....rs

      bjsssss

      Excluir
  4. haha, desculpa rir, mas fiquei imaginando seu marido cheirando o vidro de cândida e fazendo uma "análise" do líquido.... rsrsrs Tadinho dos papais né.. cada coisa que eles tem que passar...
    barrigão lindo....
    Estamos aqui ansiosas aguardando a chegada do Davi..

    Beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode rir, amiga. Foi engraçado mesmo!!! Até eu me acabei de rir depois!!!

      bjão

      Excluir
  5. amiga não é fácil mais cada dia é gratificante
    te lendo vejo que você tá calma
    se eu visse um sagramento pra mim já ia nascer
    repousa e descansa por que nessa fase é um cansaço que só
    linda tarde bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, amiga. Sei que será mto gratificante, já está sendo, eu sei!!!
      E até que estou calma, mesmo....rs Por incrível que pareça...rs

      bjsssss

      Excluir
  6. Cunha, vc ta linda e forte! Aguenta firme que sabado estamos aii.... Beijos a todos!! Ansiedade de ver o rostinho do Davi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi cunha, obrigada pela força e pelo carinho de sempre... Estamos aqui te esperando, hein!!! Davi não vê a hora de conhecer a tia Caca!!!

      bjsssss

      Excluir
  7. Amiga falta mt pouco.
    Esse finalzinho é complicado mesmo,ficamos doida pra nascer logo,mais depois dá saudades. Aguenta firme ai amiga,se cuide e repouso viu. Amanhã me deixa informada da consulta. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Amiga falta mt pouco.
    Esse finalzinho é complicado mesmo,ficamos doida pra nascer logo,mais depois dá saudades. Aguenta firme ai amiga,se cuide e repouso viu. Amanhã me deixa informada da consulta. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amiga falta mt pouco.
    Esse finalzinho é complicado mesmo,ficamos doida pra nascer logo,mais depois dá saudades. Aguenta firme ai amiga,se cuide e repouso viu. Amanhã me deixa informada da consulta. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcela imagino sua anciedade,vc ta muito lindaa parabéns!!!
    Deixa eu te perguntar,as capsulas de colagino foi sua medica que receitou?
    Beijos em vc e no Davi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, td bem?

      Respondendo sua perguntinha: Foi sim a mha médica quem indicou, Olha só: http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/2013/04/consulta-pre-natal-e-ultrassom-de-20.html

      Mas esta marca é muito cara, depois que acabou eu passei a comprar na ultrafarma... Importante ter vitamina C, pq a vitamina C intensifica a ação do colágeno no organismo.

      bjssss

      Excluir
  11. Quando meu tampão da bolsa saiu.. foi meio marronzinho tbm. Ah, e todas a s vezes q o medico fazia exame de toque saia um pequeno marronzinho no corrimento tbm, lembra q te falei no grupo q machucava um pouquinho? deve ter sido isso rss. Masss..por outro lado, minha bolsa tbm nçao rompeu, meu loiquido foi escapando..escapandoo (é a chamada bolsa rota). Coloquei um absorvente e esperei pra ver se encharcava.. e ele molhava em algumas horas.. Fique espertaaaa rss. Ganhei a Nathy com 38 semanas
    Bjimm
    Vemmm Davi :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri, então, eu me lembrei mesmo q vc me falou q o exame de toque poderia machucar um pouquinho... Fiquei tranquila, pq depois o sangramento parou... Acho q foi isso mesmo...
      Hj tenho consulta de novo, vamos ver.... Ai ai ai aguenta coração...

      bjão, amiga!

      Excluir
  12. Não vejo a hora de ver a carinha linda do Davi.. amiga, engraçado como as pessoas são diferentes né..do Rhany não tive nenhum sintoma sequer no final da gravidez, muito pelo contrario eu tinha tanta energia, no dia anterior do nascimento eu rodei Goiânia inteira de ônibus e a pé tbm como se nada tivesse acontecendo ( acho q foi por isso que ele nasceu 1 dia antes do marcado hehe)..Desejo que vc tenha uma boa hora e que Davi venha com muita saúde trazendo mais felicidade e amor a vcs...bjm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graaaaa, mha linda.
      Se vc não vê a hora, imagina eu!!! Só sonho com ele!!!
      Eu sempre fico pensando nisso, de como as grávidas são diferentes nesta reta final... E pensando se numa próxima gravidez eu sentirei td de novo ou se será tudo diferente... rs (a doida, Davi nem nasceu e ja pensa se vai fcar grávida de novo...hahahaa)

      Obrigada, ta?

      bjo gande!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Que linda que vc está. Nem parece que engordou mesmo não.

    Ui ui falta pouquinho, rs Aguenta coração... Calma amiga logo o Davi estará ai com vc's ai tudo vai ter valido a pena...

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga!!! Vc tb ta linda!!!

      E vamo q vamo, estamos juntas... Nossos pequenos estão chegando!!!

      bjsss

      Excluir

Que bom que você passou por aqui!!! Volte mais vezes, tá?
Obrigada por comentar, eu e o Davi adoramos receber seus comentários!!!

Prometo responder assim que possível!!!
Beijos e Fique com Deus!