quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

BC Papo de Mãe: Qual foi a sua maior dificuldade com a maternidade até hoje?





Oi minhas lindas e queridas,

Começo dizendo que esta é a primeira vez que participo de uma blogagem coletiva, estou mto contente... Nunca me acertei bem com os prazos, perdia todas... Mas desta vez será diferente, prometo.

A blogagem foi proposta pela querida Lalah, do blog Agora eu sou mãe! e ela escolheu o primeiro tema e me indicou para escolher o próximo (que eu direi ao final deste, ok? assim como indicarei a próxima blogueira a fazer o mesmo...)

Então vamos lá: A minha maior dificuldade com a maternidade até agora?

Creio que eu já escrevi exatamente sobre isto no meu post sobre o 1º mês do Davi aqui do lado de fora... E quem me acompanha há mais tempo, provavelmente já leu... Gente, eu escrevi o post e nunca mais o reli, decidi reler agora antes de escrever este, porque eu sabia que ali eu havia aberto meu coração e escrito exatamente sobre isto... Fui lendo e foi me dando "uma coisa", fui revivendo cada emoção aqui dentro de mim... Meu Deus, só agora, relendo o post, me dei conta de como foi difícil para mim este começo de maternidade! Mas tb pude comprovar que realmente e definitivamente a gente "esquece" o lado ruim e tudo passa mesmo! 

Hoje me sinto tão diferente, parece até que foi outra pessoa que escreveu aquele post ou que ele foi escrito há séculos!!!

Hj estou tão bem, tão em paz, tão tranquila e segura como mãe... Td dando tão certo por aqui, rotina plenamente estabelecida desde o 2º mês, eu e o Davi totalmente em sintonia... Como é bom perceber o quanto TUDO melhorou! 

Meninas, vocês aí que estão passando justamente pelo início de tudo e que vivem escutando que "vai passar" ou "vai melhorar"... Acreditem, porque vai mesmo (ta, eu sei que no momento vc sente como se este momento fosse demorar uma eternidade pra chegar e que vc queria uma solução pra ontem...) Ah, e acreditem tb qdo escutares que: "vai sentir falta" ou "vai passar rápido", pq vai mesmoooooo. Se no alto dos 6 meses da minha vidinha de mãe de primeira viagem eu puder dar um conselho, é este: CURTAM CADA FASE DO SEU BEBÊ, ATÉ AS QUE VOCÊS ACHAM QUE É RUIM.

O dia-a-dia com um bebê em casa é tão intenso, acontecem tantas coisas num único dia, mesmo qdo a rotina é sempre a mesma e nada de novo acontece, dentro de nós tudo se transforma a cada sorriso, a cada gesto, a cada olhar... A cada minuto!

Hoje o Davi está com 6 meses e 16 dias e eu sinto como se eu nunca tivesse vivido sem ele! 

Ai meu Deus e eu não aprendo mesmo a resumir, sintetizar... Já estou me estendendo aqui... Sorry! Tudo isso pra dizer que a parte mais difícil pra mim existiu sim, mas acho que já passou, ainda assim vou contar e falar um pouco sobre ela...

A maior dificuldade com a maternidade para mim até agora:

A PRIVAÇÃO DE SONO - DE HORAS DE SONO. Eu nunca pensei que ficar sem dormir ou não dormir o suficiente destruísse tanto uma pessoa, pelo menos comigo a falta de horas dormidas foi devastadora! Pra mim, com certeza a pior parte, até mesmo porque ficar sem dormir e sentindo sono, no meu caso, implica diretamente e negativamente em várias situações do dia-a-dia... Posso ficar sem comer, sem beber, sentir frio, calor... Qualquer coisa, mas ficar sem dormir me derruba, me tira do eixo.

Nos primeiros dias eu não me reconhecia no meu novo papel. Eu que sempre fui uma mulher super segura, bem resolvida, disposta... Me perguntava: Cadê àquela mulher que se arrumava, estava sempre maquiada e perfumada? Passei a enxergar no espelho uma mulher cansada (exausta e exaurida pra falar a verdade) e cheia de medo, medo de fazer algo errado, medo de falhar como mãe, medo de não entender meu filho, medo de não identificar suas necessidades... Medo de não dar conta! E atrelado a tudo isso, o sono, mto sono... Gente como eu sentia sono!

Lembro que eu não consegui atender telefonema de praticamente ninguém, retornar as ligações então, nem pensar... E pra ser bem sincera, às vezes até me sobravam uns minutinhos, o que eu não tinha mesmo era vontade... Meu bom-humor e paciência nestas primeiras semanas ficaram muito escassos, praticamente desapareceram (só tinha paciência e sorria para meu bebê).

Tudo que eu mais queria era dormir, dormir, dormir... Mas não podia, e qdo podia não conseguia... Nas primeiras semanas eu passei horas e horas durante a noite apenas velando o soninho do Davi, ele adormecia e eu ficava lá olhando pra ele, contemplando a perfeição daquele bebezinho, agradecendo a Deus pela vida dele... E checando a cada 5 minutos se ele estava respirando!!! Durante o dia não era muito diferente... Ainda hj eu acordo várias vezes à noite só pra olhar pra ele e ver se está tudo certo (e não adianta muito olhar pro monitor da babá, tenho que ir lá no berço... bebê já dorme a noite toda, a mãe não!!! rs). É como se eu tivesse entrado num estado emocional diferenciado, me conectado somente com meu filho, percebendo somente as necessidades dele, como se o mundo ao meu redor não tivesse mais tanta importância... E o sono ali, presente, o tempo todo...

No primeiro mês a impressão que eu tinha era que jamais conseguiria voltar a ser a mulher de antes... Imagino que essas sensações são normais, fazem parte do processo de tornar-se mãe... Mas o sono piora tudo!

Eu senti tanto o impacto desta mudança na minha vida que cheguei a duvidar da minha capacidade como mãe... E chorei, nossa chorei muito e por muitas coisas, mas a principal foi, sem dúvida, a exaustão, o cansaço físico e o sono, a vontade de dormir 12 horas seguidas e saber que NÃO PODERIA tão cedo... 

Mas como eu disse lá em cima, tudo foi se ajustando, melhorando e hj eu mal conseguia me lembrar desta pior parte pra contar aqui...rs

Então pra finalizar, digo que o bom mesmo é focar na parte boa e pensar que o cansaço vai melhorar, a disposição vai voltar, você vai poder (e conseguir) dormir, as coisas vão se ajeitar...

Então, acredite que VAI PASSAR e curta cada dia mais e mais a alegria de ser MÃE!!!

Ah, e um último conselho (este eu tenho que dar): "Mães, qdo seu bebê dormir, por favor, durma com ele". Não importa a hora, nem o que tenha pra fazer, aproveite a sonequinha dele e descanse, durma junto com ele, por favor.

* Eu deveria ter seguido este conselho.

Ah, e já ia me esquecendo, o próximo tema proposto tem tb o intuito de fazer com que nos conheçamos um pouco melhor: 
"Faça uma análise de você e da sua vida antes e depois a maternidade".

E quem vai escolher o próximo é a Jacky do blog Jacky do Bru =) e agora do Anthony =D

7 comentários:

  1. Aiiii Má, nem fale!! Tristeza mesmo é a privação de sono.. alem de só poder dormir quando o bebê deixa! Tinha vezes que eu tava morreeendo de sono quando ele estava acordado, quando o guri enfim dormia eu não sabia o que fazer..muitas vezes o sono tinha passado! Mas né amiga? coisas que vão passando com o decorrer dos meses.. =D

    Muito obrigada por me indicar pra escolher o proximo tema, fiquei super feliz =D

    Beeeijos pra vc e pro gatão (dublê do Anthony, kkk)

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente concordo com você, o sono é o pior sintoma. mas tudo passa e muito rápido.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. MInha maior dificuldade foi quando voltei a estudar, nao consiguia aceitar de forma alguma - e muito menos me concentrar na aula -. Com certeza, sem dúvidas, foi isso. Me doeu demais nao poder ficar perto o dia todo, desgrudar dele foi insuportavel. Mas passou! E hoje, ele é quem nao quer ficar grudado a mim, rs. Quer brincar e "viver sozinho". Vê se pode!!!

    Beijokas,
    Ju e Davi

    ResponderExcluir
  4. Ai Ma, o sono acaba msm com.a gente!
    Mas faz parte neh? rs
    Adorei o próximo tema!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Realmente ficar sem dormir deve ser horrivel mas que bom que agora tudo ja esta bem melhor =)
    adorei o proximo tema

    bjoss

    ResponderExcluir
  6. Felizmente não passei muito por isso . . . só nos primeiros dias . . . mas foram suficientes pra me deixar acabada!!! kkkkk!!! sempre que podia fazia como aconselhou: Dormia com o bebê . . . e que delíiiiicia . . . mas como vc mesmo disse tudo passa, e quando passa lembramos com saudades até do que foi difícil!!!

    adorei o próximo tema!!!!

    bjos!!!

    ResponderExcluir
  7. Amei o post e a parte do sono parecia escrita por mim. Ainda estou na fase de achar que nunca vai passar rsrs mas ler que tdo se ajeita é consolador !!

    beijos

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!!! Volte mais vezes, tá?
Obrigada por comentar, eu e o Davi adoramos receber seus comentários!!!

Prometo responder assim que possível!!!
Beijos e Fique com Deus!