terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Desabafo, Explicação, Desculpas e Revelações...

Oi meus amores,

Gente, antes de postar qualquer coisa, preciso fazer uma explicação sobre um assunto que pra minha surpresa gerou bastante “burburinho”...  Relutei, tentei simplesmente ignorar, mas como o “burburinho” continua, resolvi escrever e esclarecer alguns pontos.

No meu primeiro post eu resolvi me apresentar, foi um post longo (pra variar...rs) onde me dei o direito de falar sobre mim,  fiz  uma análise da minha autoimagem, me expus, é verdade...  E em meio a tantas particularidades citadas eu disse algo sobre a minha intolerância com relação a quem fala e escreve errado... Nossa pra quê que eu fui falar isso?!!! Pronto!!!

Muitas e muitas pessoas me interpretaram mal, algumas usaram de “brincadeiras” pra me alfinetar, dizendo que não iam me seguir ou comentar meus posts, pq poderiam escrever errado e me deixar brava.... Enfim, eu pensei em apagar aquele post inicial ou mudar a minha autodescrição, mas não posso fazê-lo, jamais excluiria uma frase qualquer depois de tê-la escrito/proferido, sabe por quê?

Porque eu falo/escrevo SOMENTE o que eu penso, logo, eu sustento tudo que eu digo, sempre. Posso até pedir desculpas e me explicar, caso eu considere necessário, como agora, por exemplo, mas apagar jamais.

As críticas, “brincadeiras” e cutucadas eu até relevaria, porque sou da opinião que “a boca fala aquilo que o coração ta cheio”, então, se usaram este pontinho pra me ofender ou criticar, paciência, tem nada não, mas o que pegou mesmo foi a quantidade de comentários e em especial uma conversa que tive com uma grande amiga, uma querida mesmo... Ela é proprietária de uma empresa de eventos, especializada em planejamento e organização de chá de bebê (olha que coisa linda!!!), outro dia conversando com ela via skype eu pedi que ela escrevesse um post dando dicas pra nós futuras mamães de como e quando começar a planejar um chá de bebê, etc... Ela realmente tem muita propriedade pra falar do assunto, achei que seria uma ótima contribuição aqui no blog... Claro que ela aceitou de imediato!!! Ela realmente é uma fofa, mas o que me deixou triste (e dessa vez comigo mesma, eu acho) foi o parêntese que ela fez:

“ _ Olha Ma, eu escrevo sim, com o maior prazer, mas vc promete corrigir meu texto antes de postar, porque fico com vergonha de você e sei que vc não suporta erros de português...”

Gente, eu quase chorei!!! Isso me cortou o coração!!! Eu sou tão chata assim??? (devo ser e isso me incomodou, porque de todo coração essa não era a minha intenção) Será que de TUDO que escrevi sobre mim, só isso marcou???

Quero dizer pra vocês minhas queridas, que não me sinto e definitivamente não sou melhor que ninguém, por esse ou aquele motivo, eu não escrevo tão bem quanto eu gostaria (aliás, infinitamente longe do que eu gostaria) eu uso muitas abreviações e cometo uma série de erros, só tento não cometer os erros mais grotescos... Não sou a dona verdade e tenho pavor de quem se julga assim, tanto que vocês podem notar que meus posts  são sempre escritos em primeira pessoa, eu sempre procuro citar o que está acontecendo comigo, eu falo do meu dia-a-dia (este é o meu diário) e busco com isso pessoas que de alguma forma se identificam comigo... Dificilmente eu uso termos genéricos e falo em nome da maioria, sei que não tenho propriedade para isso, e qdo eu falo assim, podem notar que ao final do post tem alguma referência/fonte.

Sabe gente, eu fui praticamente criada por um tio, um falecido tio, (e devo abrir um parêntese aqui pra dizer que ele foi a melhor pessoa que já conheci na vida!!! Certamente o grande responsável pela mulher que me tornei hj) eu saí do interior de SP com 12 pra 13 anos e fui morar com ele na capital, ele era professor de inglês e português, quando eu cheguei lá eu falava “nóis vai”, “nóis foi”, “eu tavo”... E ele muito generosamente e incansavelmente me corrigia diariamente... Nossa como sou grata a ele por isso!!!

Ele me ensinou que humildade e simplicidade nada tem a ver com o modo como vc fala e se comunica com a sociedade (e ele era o maior exemplo disso pra mim!)... Passei a entender que não era porque eu tinha saído de uma cidade pequena com menos de 30 mil Habitantes na época, onde eu morava numa casa de 3 cômodos e  chão de terra batida que eu deveria chegar em SP e me comportar como uma “caipira” e “bicho do mato”, me esconder, me envergonhar de alguma coisa e continuar falando tudo errado, sendo motivo de chacota...

Meu tio me ensinou que humildade e simplicidade nada têm a ver com o local onde vc nasceu, de onde vc veio ou onde vc mora... Conheço gente que mora numa favela e desconhece o que é ser humilde e simples, é a arrogância em pessoa!  Em contrapartida conheço pessoas milionárias, extremamente simples, que eu adoraria citar os nomes aqui, mas que de tão humildes que são se sentiriam constrangidas por isso.

Eu tive a sorte de ter sido fortemente influenciada por este meu tio, que me deu oportunidades que eu só fiz aproveitá-las, ele me ensinou o prazer de ler e escrever, (foi dele que ganhei o meu primeiro livro, ainda criança) ele acreditou em mim e investiu tempo, amor e dedicação na minha formação enquanto pessoa...  Ele me fez entender que a maneira como eu passaria então a me comunicar, não me tornaria menos humilde e simples, que eu não seria uma pessoa metida e arrogante porque passaria a conjugar os verbos corretamente e usar o “S” ao final das frases com plural...

Ele me transmitiu valores como, por exemplo, a importância da autoestima, de ser uma pessoa segura, da confiança em si mesmo, me fez acreditar em mim como nunca antes, me fez crer que eu podia... Mostrou-me claramente a diferença entre Humildade e Ignorância.

Morávamos numa kitnet em São Paulo, dormíamos numa beliche, ele em cima e eu embaixo, e todas as noites tínhamos um ritual para pegar no sono, ficávamos conjugando verbos até o sono chegar... Parece chato pra você??? Mas para mim era, às vezes, o melhor momento do dia, uma das lembranças mais doces (e engraçadas tb, pq eu errava muito e ele se irritava) que eu tenho dele!!!

Acredito que, provavelmente, por tudo isso me tornei assim tão exigente e intolerante com erros de português, sim, ao ler algo escrito errado de forma gritante, eu sinto “coisas” mesmo... rsrs...  Mas isso não significa que eu não goste das pessoas que escrevem errado, gente, a minha mãe estudou apenas até a 8º série, aliás, nem chegou a terminar, ela fala sim erradamente, e meu pai até bem pouco tempo atrás era completamente analfabeto... Eu não me orgulho disso não, mas tb não me envergonho deles (e nunca vou amá-los menos porque escrevem e falam errado!!!). Eu só me envergonho de gente desonesta, mal caráter e que se acha melhor que os outros, isso sim!!!

Quando meu bebê nascer eu vou sim ensiná-lo a falar direitinho, ler, conjugar os verbos e usar o plural, mas antes de tudo, vou ensiná-lo a respeitar os mais velhos, dizer obrigado, por favor, e a pedir licença. Vou ensiná-lo principalmente a ser humilde, simples e honesto... São esses os valores que quero transmitir a ele, simples, porque eu e o pai dele somos assim e porque essas são as qualidades mais marcantes do pai dele, além do bom-humor, claro, (e devo dizer que ele é a segunda melhor pessoa que já conheci na vida, com quem eu tenho o privilégio de conviver e aprender diariamente). E se meu bebê se parecer um tantinho que seja com o pai dele, certamente será um grande homem, independente de como fale ou escreva o português!!!
.
Sei que o post ficou gigantesco, peço desculpas, mas se você leu até aqui, muito obrigada mesmo e eu, muito humildemente, te peço: “Não deixe de me escrever por conta disso, especialmente agora que muito provavelmente você me entendeu melhor”.

Beijos no coração e fique com Deus.




7 comentários:

  1. Amiga... eu acho que tu não deve apagar o post não!

    Tu foi sincera, verdadeira, falou o que pensa e pronto! Voltar atrás não combina contigo!

    Fica fria! Ahh adorei saber a história do teu tio, ele deve ter sido um grande homem!

    Beijos amiga! Tô contigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga,

      Cacau, mto bom saber que posso contar contigo nesse nosso "mundinho virtual".
      Obrigada por ler e comentar meu post....

      beijão, fica com Deus!!!

      Excluir
  2. Ma, eu ri muito com este post, até por que eu também sou super exigente com a escrita. Mas é claro que sabemos que escrever perfeitamente é difícil... e se fôssemos escrever certinho nossos textos irima ficar mesmo bem cansativos e arrogante. Mas entendi o que você quis dizer plenamente... acho que é mais para que não deixemos de ter a preocupação de verificar, de aprender, de olhar uma gramática (aliás, com a reforma gramatical eu estou perdida mesmo rsrs), mas que a escrita é sim uma forma de demonstração de cultura. Se alguém escreve com muitos erros acaba fatalmente passando a idéia de não ter estudado muito... Enfim, é só termos mais atenção e procurar melhorar, sempre. E isso não é só com a Língua Portuguesa; isso é em tudo que fazemos na vida. Estamos em total processo de crescimento e aprendizado gente... e podemos ainda aprender muito uns com os outros. Aliás Má, você me deu hoje, aqui, uma lição de humildade, por tentar se explicar e se desculpar. Isso é o que vale, isso é o que fica. Beijossss amiga linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigaaaa,

      Vc não existe!!! Obrigada por me entender, por ser tão querida comigo!!!

      Beijossss

      Ah, vc me ligou e eu estava no banho, falou com o Dani, né??? Liga de novo....rsrsrs

      Excluir
  3. Olha eu escrevendo errado por não verificar o texto antes? Eu quis dizer "nossos textos iriam ficar mesmo bem cansativos e arrogantes"...

    Bjuuuu (eu adoro mandar beijo assim... rsrs)

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Obrigada, Jacky!!!
      Precisava ler isso... Escrevi com o coração, com toda a mha verdade!!! (sei que falei demais, mas...essa sou eu...rs)

      beijos e fica com Deus.

      Excluir

Que bom que você passou por aqui!!! Volte mais vezes, tá?
Obrigada por comentar, eu e o Davi adoramos receber seus comentários!!!

Prometo responder assim que possível!!!
Beijos e Fique com Deus!