segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

11º Semana e 2º Ultrassom - Translucência Nucal (TN) e 80% chance de ser MENINO!

Gente, pensa numa mamãe feliz, multiplica, triplica que sou eu!!!

Não estou me aguentando de tanta felicidade aqui... Acabei de realizar o meu 2º ultra, dessa vez  com a medida da Translucência Nucal, e para nossa alegria o nosso bebezinho está PER.FE.I.TO!!!

Sabe, eu penso que uma das primeiras sensações de uma mulher que deseja ter um filho e descobre que está grávida é uma felicidade imensa que irradia para todos os lados.

Um tempo depois, essa alegria se mistura com um pouco de preocupação com o futuro bebê: 

“Será que está tudo bem com o meu filho?”, “Será que ele está se desenvolvendo normalmente dentro da barriga? Será que está com saúde?”.

No meu caso, em especial, minha preocupação estava muito maior, influenciada por um fato muito triste que aconteceu recentemente com minha irmã, ela casou em setembro, logo descobriu que estava grávida, nossa foi uma alegria imensa pra todos nós, ela queria muuuuiiiiito ser mãe (ainda quer, claro), mas infelizmente no ultrassom de TN o bebezinho dela estava sem batimentos cardíacos... Sem explicação, ela perdeu o bebê... Ela ficou muito abalada, eu também, claro... Enfim, fiquei morrendo de medo que isso acontecesse comigo também (e ainda tinha a sombra daquele diagnóstico do médico que disse que seria muito difícil que eu engravidasse naturalmente) ou auto-sugestão, sei lá... E talvez também por conta dessa barriguinha que nem dá as caras... Eu ficava pensando:

“Será que estou grávida mesmo??? (olha a loucura!) Será que o bebê está crescendo aqui dentro??? Será que meu útero está dilatando como deveria??? Aff... Minha cabecinha não para....

Então, mas falando um pouco mais sobre este exame, ele é muito importante, por este exame já conseguimos excluir diversas possíveis doenças... É uma medida realizada na nuca do feto, na verdade ele avalia a quantidade de líquido atrás do pescoço do feto, também conhecida como “prega nucal”, se houver um acúmulo excessivo de líquido na região da nuca, aumenta o risco do bebê ter uma alteração cromossômica, mal formações ou alguma síndrome genética...

A Translucência Nuncal (ou TN) deve ser medida quando o feto tem entre 4,5 e 8,4 cm de comprimento da cabeça à nádega,  cerca de 11 semanas até 13 semanas e 6 dias. Este exame também permite  verificar com mais precisão o tempo de gestação, no meu caso, eu fiz a minha hoje e estou com 11 semanas e 3 dias (eu achava que estava com 11 semanas e 5 dias) e meu bebê tem 8 cm (da cabeça-nádega) e se considerarmos as perninhas, ele já está com 12 cm. Tudo certinho graças a Deus!!!

Ufa, vocês que são mamães ou que estão esperando, sabem do que estou falando, sabem exatamente o que a gente sente antes deste exame e o alívio depois de realizá-lo... Ver as perninhas, bracinhos, pezinhos e mãozinhas, orelhinha, narizinho, coluninha/cervical, nossa vimos até o coraçãozinho, o pulmão e rins!!!

Eu NUNCA tinha sentido tamanha emoção, ver meu bebê ali praticamente todo formadinho e com as medidas todas dentro da normalidade, tudo dentro do previsto para o período... Não sei se consigo expressar aqui em palavras, desculpe meninas, me faltam as palavras neste momento...

E ver a carinha do Dani - o papai, nossa ele soltou cada gargalhada gostosa ao ver nosso bebê já tão maiorzinho que da última e primeira vez que o vimos!!!

O bebê mexeu tanto, tanto, ele dobrava e esticava as perninhas, fazia movimentos de “bicicleta”, virava de cabeça pra baixo, praticamente dava cambalhotas, todo exibido (igual ao pai!!! hahahaaa)  :)

Mas, também isso pode ser efeito do chocolate quente que o papai trouxe pra mamãe aqui tomar bem antes do exame (eu comentei com ele que tinha lindo na internet que se a gente comer chocolate antes o bebê se mexe mais... E ele lembrou...rs)

Infelizmente a médica não deixou a gente gravar, tínhamos levado a câmera e tudo... Mas, a clínica cobra R$40,00 para gravar o exame, por isso não nos deixou gravar... Chato, né?! O próximo a gente vai pagar pra gravar...

Por hora tenho duas fotinhos aqui.... O exame ficará pronto no quarta-feira e quarta mesmo já temos consulta com a nova médica, a Dra. Patrícia, estou ansiosa pra conhecê-la, levarei todos os outros exames e depois conto tudo pra vocês.

Ah meu Deus, estava esquecendo: A chance de ser menino é de 80%. Eu nem ia perguntar, mas ela falou...rs

Não sei se eu tinha dito aqui, mas confesso que eu tinha um pouquinho de preferência por menina (e por incrível que pareça o Dani tb), até já tínhamos o nome... E hoje TUDO mudou dentro da gente, nosso mundo já não é mais cor-de-rosa... rs

E o mais incrível é que não tínhamos entrado num acordo com relação ao nome se fosse menino... Sério, ele não tinha nome ainda....Eu estava até me sentindo culpada, pensando:

_”Ai meu Deus e se for menino, tadinho, ainda nem sei o nome dele!”

E não é que o nome veio no instante em que a médica disse que provavelmente será menino... DAVI, este será o nome... Na verdade eu sempre gostei muito deste nome, pela sonoridade, pela história bíblica, pelo Rei Davi - homem corajoso, de fé... E, principalmente, pelo seu significado: “AMADO”. Mas, o Dani não tinha gostado muito qdo eu disse da primeira vez, então eu meio que tinha esquecido do nome... Mas, hoje ele veio com força e pra minha surpresa o Dani também o chamou de Davi!!!

E o mais inacreditável: A médica tb sugeriu Davi (ela é meio metida mesmo...rs) mesmo sem ser perguntada e mesmo sem saber se já tínhamos um nome em mente...rs

Qdo ela viu que era menino, ela disse:

- Já tem nome? E antes que respondêssemos ela completou:
Por quê vocês não colocam o nome de DAVI??? 

Então, que venha o Davi... Mas, a confirmação mesmo só com 16 semanas.

OBRIGADA SENHOR!!! OBRIGADA POR NOSSO BEBÊZINHO ESTAR PERFEITO E COM SAÚDE!!!

Bem-vindo meu Davi!!!
Fotinho do 2º Ultra (TN)


8 comentários:

  1. Marcela, não vejo a hora de chegar o final da semana e ter notícias da translucência da minha irmã! Ela está com o mesmo tempo de gestação que você, 11 semanas e 3 dias :) Vou até indicar o teu blog para ela acompanhar! Lendo o que você escreveu hoje, revivi um pouco o início da minha primeira gravidez. Toda a preocupação com esse exame e toda a emoção em ver um bebêzinho todo formado e dando cambalhotas foi indescritível! Olha, aconteceu comigo: nesse exame, o médico disse que tinha 90% de chance de ser menino... quando fiz a ultra seguinte (com 20 e poucas semanas), soube que era uma menina... numa altura dessas, o meu mundo já estava completamente azul!!! Muita emoção para uma primeira gravidez! Desejo toda alegria do mundo para os 3! Em breve você vai descobrir a maior alegria da vida: um filho. Por enquanto, vai aproveitando tudo na gravidez. Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana,

    Que alegria ver seu comentário aqui!!! Sabe que seu blog foi o primeiro que encontrei e devorei...rs A minha vontade de escrever um tb cresceu mto qdo comecei ler o seu...Eu até contei a história da Eduarda ontem pro meu marido... Assim que saímos do Ultra eu lembrei e contei pra ele... Lembro que vc já escrevia posts e mais posts se referindo ao Eduardo e depois a surpresa da Duda!!!! rs
    Eu estou te seguindo já faz um tempinho, vc viu??
    Obrigada pelas palavras, de coração!!!

    beijo grande, fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela,
      quanta honra ter sido o primeiro blog encontrado por você!!! Pois é, a maternidade me inspirou a escrever... É muito bom pois muita coisa fica registrada, como o fato de termos tido um "Edu" nas nossas vidas por alguns poucos meses. Rsrsrs... Já vi que você é minha seguidora, agora serei sua também :)
      Beijos para você e Davi (quem sabe?).

      Excluir
  3. Oi Ju, que legal, vamos nos falando então... Ah, e por favor, depois me conta do ultra da sua irmã....e boa sorte pra ela!!!! bjão, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Minha mana qdo tava grávida achava que era um menino e ia ser Davi! É um lindo nome!

    Nosso mundo é azul! e ele é lindo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Cacau, mas ela teve o menino e não colocou o nome de Davi??? Foi isso???
    Eu ainda não estou 100% convencida que será menino, mas se for, não existe possibilidade de outro nome!!! rs

    beijão e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Mah que lindo, vou realizar o meu TN provavelmente amanhã que é meu terceiro ultrassom, e estou de 11 semanas ! Vamos ver se ele já vai pedir ou vai deixar pra proxima semana. Meu coraçãozinho tá megaaa apertado, que assim como aconteceu com a sua irmã, isso aconteceu comigo em Junho de 2012, é mto recente e Deus já me deu uma dadiva que é de ter engravidado novamente após 5 meses.


    Deus esta comigo, conosco, com todas nós mamães que não pensam em outra coisa a não ser os nossos babys ! Adorei seu blog, vou viciar nisso aqui. Vamos trocando e-mail, vou te mandar um.

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  7. Oi Lais,

    Tudo bem??? Me conta, como foi seu ultra ontem???Fez a TN??? Vou lá ver minha caixa de e-mail pra ver se tem um e-mail seu, se tiver já te respondo logo...Estou em cólica pra saber.... Vc tem blog???

    Olha, muito, muito obrigada por passar por aqui e, principalmente, por comentar, isso é mto mto importante pra mim, espero que possamos nos ajudar, trocar mais dicas e experiências por aqui...

    beijão e fica com Deus.

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!!! Volte mais vezes, tá?
Obrigada por comentar, eu e o Davi adoramos receber seus comentários!!!

Prometo responder assim que possível!!!
Beijos e Fique com Deus!