quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Instabilidade Emocional - Lutando contra a irritação...

Pra mim este é um assunto bastante delicado, há dias estou querendo tocar neste assunto e me falta coragem, afinal, não é tão fácil admitir que nem tudo está a "mil maravilhas", mas hoje decidi escrever sobre isso, considerando que depois deste post as coisas podem melhorar aqui dentro de mim...

Confesso que às vezes, melhor dizendo, na maioria das vezes nem eu mesma me suporto, de tão chata, tão irritada que eu ando... E o remorso bate com força, pq eu sei que não tenho motivos pra ficar triste, pra chorar ou ficar irritada, pelo contrário, tenho TODOS os motivos pra estar plenamente feliz... Qdo sou grossa com o Dani então, eu fico pra morrer e isso têm acontecido com tanta frequência que estou com ódio de mim por isso! (pareço louca!!! Como se ofende a pessoa que mais ama no mundo??!!!)

São mudanças repentinas de humor, uma instabilidade que me assusta, uma hora eu estou super bem, feliz e sorrindo à toa, de repente, não mais que de repente eu fico séria, quero ficar quieta... Se ele se aproxima e fala QUALQUER coisa é choro na certa, choro, Choro, choro... Às vezes choro compulsivamente por um comentário qualquer dele, choro porque ele não me fez um elogio, choro porque ele me chamou de "magrelinha", choro porque ele disse que minha barriga não está aparecendo, depois choro porque ele achou que minha barriga está grande, choro qdo ele chega e não me dá um beijo (quase nunca acontece, mas se acontece eu fico mal), se ele dorme no sofá eu me irrito, se ele vai pro quarto mais cedo eu tb fico brava, e se eu peço alguma coisa e ele não faz na hora então.... Olha, só Jesus na minha causa!!!

Às vezes choro com um comercial da TV, se for comercial com bebê então, aguenta, choro ao ver uma notícia ruim (agora com essa tragédia de Santa Maria-RS então...) choro tanto e por nada... E me sinto mortificada qdo estou assim, porque não quero que meu bebê sinta essas vibrações e sentimentos ruins, quero transmitir somente coisas boas pra ele... Mas como controlar? Eu posso controlar?

Fico pior porque não consigo explicar o porquê disso tudo, simplesmente porque nem eu mesma sei direito. Só sei que estou vendo TUDO com lentes de aumento!!! TUDO tem um peso maior pra mim, agora.

O Dani fica sem saber o que fazer para evitar que isso aconteça e pior, fica mais perdido ainda depois que acontece... Sei que ele tenta se adaptar e entender a situação (e como tenta!!!), mas isso não é o suficiente... E o que é suficiente??? Não sei, não sei , não sei... Às vezes penso que estou ficando louca, e não é exagero. Sabem o que é viver uma centena de sentimentos e sensações em um único dia, às vezes em uma única hora??!!!

Já li um milhão de artigos sobre isso e sei que essas alterações fazem parte do processo de gestação, milhões de alterações hormonais acontecendo simultaneamente dentro de nós!

Existem muitas questões biológicas envolvidas nessas alterações de humor... Os níveis hormonais estão se modificando intensamente e isso contribui para que haja essa instabilidade de humor. Se uma mulher na TPM já fica diferente, o que dizer de uma gestação em que o corpo todo está se preparando para gerar uma nova vida?

Nos próximos parágrafos, uma ótima e didática explicação que encontrei sobre as alterações hormonais:

Um dos grandes vilões por essas oscilações bruscas de humor na gestante são as mudanças hormonais. A grande maioria das mulheres conhece as alterações que o corpo e o humor sofrem com a TPM (tensão pré-mestrual).

O ovário antes da menstruação produz dois hormônios responsáveis pela preparação do corpo para receber um bebê: a progesterona e o estrogênio.

Quando o óvulo não é fecundado, acontece a menstruação, mas a produção desses hormônios é o bastante para causar as irritações, sensibilidades e choros da “famosa” TPM, que passa quando acontece a menstruação e os hormônios voltam para a sua taxa de normalidade. 
       
O tal HCG - Quando esse óvulo é fecundado, o hormônio HCG (gonadotrofina coriônica) é produzido e jogado na corrente sangüínea. É esse hormônio que acusa a gravidez nos testes de sangue realizados para se descobrir a gravidez. Ele é produzido somente nas mulheres que tem o óvulo fecundado e tem a função de relatar ao corpo da mulher que tem um bebê em formação e que os hormônios progesterona e estrogênio devem ser produzidos em maior quantidade. 
       
O progesterona e o estrogênio são um dispositivo do organismo da mulher para a proteção da gravidez, sem eles uma gestação não aconteceria. Como ninguém é perfeito (nem mesmo os hormônios), esses hormônios têm um efeito depressivo, deixando a mulher mais sonolenta, cansada e desanimada. A produção do progesterona aumenta 15 vezes durante a gestação e a do estrogênio quase 20 vezes. Daí nota-se inúmeras alterações no humor.

Já o HCG, além de fazer com que o corpo não reconheça o feto como um corpo estranho, é responsável pelos enjôos com cheiros e comidas, e até pelos vômitos. Quem é que fica de bom humor com enjôos e vômitos?

Pelo que entendi essas alterações  tão constantes de humor são as oscilações que ocorrem nas produções desses hormônios pelo organismo da mulher durante todo o dia e toda a gestação, principalmente no primeiro trimestre. (ta vendo amor, a notícia é boa: estou saindo do 1º trimestre essa semana.... As coisas vão melhorar...rs)

Outro sentimento que tem acabado comigo, é o de “insatisfação”, vou explicar: Por mais que meu marido faça tudo o que eu quero e desejo, eu sempre acho pouco, quero mais e mais, e não é por ser ingrata, mas sim por sentir que estou com minhas necessidades aumentadas.

E mesmo não estando nunca satisfeita, sei que é importante saber e demonstrar que eu sei, que ele está fazendo a sua parte, também preciso ser compreensiva com ele... Mas como fazer isso??? Qdo eu vejo já fiz tudo errado de novo!!!

Sito muito medo que essa minha instabilidade de humor abale meu casamento... Preciso de ajuda, o Dani é muito compreensivo e dedicado (mais que isso, ele é maravilhoso!!) mas acredita piamente que TUDO em nossas vidas é uma questão de “escolha”, ele acha que eu posso “escolher” estar bem o tempo todo, disposta, feliz, tranquila e sem irritação ou choro.... 

Ele acha que posso ter autocontrole... Algumas coisas eu sei que posso,  já outras... Deus como controlar esse turbilhão de emoções???

O que eu sei é que realmente estou num período que necessito de muito amor e carinho e é difícil para as demais pessoas atenderem completamente essa demanda.

Penso que essa é mais uma questão que precisa ser compartilhada durante a gestação, já que é um momento em que nós compartilhamos tantos sonhos, expectativas e alegrias de gerar um bebê... Temos que abordar TODOS os assuntos relacionados, não é???

Se puderem, me escrevam... Com vocês mamães e futuras mamães foi assim tb???


Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/riso-e-choro-na-gravidez/

6 comentários:

  1. Oiii Marcela, eu? experiencia? isso as maes de primeira viajem adiquirem com o tempo flor, mas beem que ajuda mesmo ler blogs de mamaes, eu quando estava gravida meu passa tempo era ler blogs o dia todo, relatos de parto, e tudo mais .
    Meus parabens pelo bebe, já sabe o sexo ?
    me conte depois, bjos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlla, tudo bem???
      Que alegria ver seu comentário aqui!!!

      Meu passa tempo tb não está sendo outro...heheee, uma delícia, né???
      Então, na segunda fizemos o Ultra com TN e a médica falou que era 80% de chance de ser um menino, mas só vamos confirmar mesmo no final do mês... Pior que aqui na família já é Davi pra cá, Davi pra lá...Quero só ver ser o Davi virar Bárbara!!! rsrrsss

      Vamos nos falando... Ah, já te add no face, ta??? bjão e fica com Deus.

      Excluir
  2. Amiga... se te serve de consolo eu e uma amiga minnha tbm grávida falávamos exatamente isso. Como a gente fica se sentindo mal de brigar sem motivos com os maridos da gente! Quer saber... isso acontece com muitas grávidas. Não se sinta culpada. A situação aqui em casa não tá um mar de rosas não.

    O jeito? vamos levando, um dia de cada vez, sempre pensando que tu não pode passar perrengue e que principalmente ele é pai...tbm passa por essas doideras! A cabeça de homemjá é complicada imagina vendo a mulher dele surtar(eu surto... palavras do meu querido)??? Eles ficam mesmo sem saber o que fazer!

    Esse sentimento de insatisfação nós tbm passamos aqui em casa... se ele me dá um beijo eu sempre penso que podia ser melhor... e por ai vai...

    Todo mundo me dá colo aqui em casa, me mima... mas parece que quero só o dele e o que ele me dá é pouco.

    Ultimamente ando tentando me segurar.. nem é controlar é segurar... qdo ele me irrita saio de perto vou fazer alguma coisa que nada tem a ver com ele...tipo internet, ler... daqui um pouco passa. Antes eu me estourava na hora agora saio de perto e depois converso.

    Não se esquece.... é uma fase... logo passa!

    Beijos amiga qualquer coisa estou aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda,

      Que bom saber que não estou sozinha neste momento...Eu juro que não queria que nenhuma de nos se sentisse assim, mas, me serve de consolo sim, saber que isso realmente acontece....
      E vc falou tudo, acho que eu não usei esta palavra no post, mas realmente é como um SURTO... O bom é que todo "surto" dá e logo passa, né??? rs
      Obrigada pelas dicas e por comentar aqui, está sendo muito importante pra mim!!!!

      beijos grande no coração, e fique com Deus.

      Excluir
  3. Oie, já estou seguindo você tbm.. :)

    Essa instabilidade é um dos pontos que até hoje sofro com ela.. ;/
    São os hormônios!! È tão inevitável o humor mudar. E muito. E em poucos minutos. E quase sem razão nenhuma.. E a saída para enfrentar os nove meses de cara alegre é simples: é tentar manter o bom humor. Coisa que não é fácil.! rs

    ResponderExcluir
  4. Oi Laysa,

    Obrigada pelas lindas palavras, vou tentar manter o bom humor, prometo...rs

    Ah, obrigada por me seguir tb, viu?

    beijao, fique com Deus.

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui!!! Volte mais vezes, tá?
Obrigada por comentar, eu e o Davi adoramos receber seus comentários!!!

Prometo responder assim que possível!!!
Beijos e Fique com Deus!